segunda-feira, novembro 21, 2005

A propósito de turismo...











Temo-nos abstido de falar de turismo, porém estamos convictos de que o futuro de Boassas passa também, impreterivelmente, por um desenvolvimento neste sentido. Não vislumbramos outra alternativa que não esta, para que a aldeia possa sobreviver. Estamos em crer que a povoação possui todas as condições para que possa ser bem sucedida nesta área. Para que, porém, haja algum sucesso haverá que ter em conta que deverão ser, obrigatoriamente, observadas as seguintes premissas:
- Planear o desenvolvimento da região de forma integrada e sustentável
- Oferecer serviços turísticos de qualidade
- Preservar e valorizar a identidade local
- Preservar a natureza
- Promover os produtos e actividades endógenos
- Apostar no desenvolvimento dos valores antropológicos da região (através de todas as formas comunitárias; administrativas; agrícolas; religiosas e outras)
- Incentivar a valorização das culturas locais, incluindo-as na economia sustentável da região (agricultura; produtos biológicos; artesanato; gastronomia, etc.)
- Promover eventos e visitas orientadas e integradas em projectos de animação sócio-cultural, ambiental e outras...
- Contribuir para a organização de grupos culturais recreativos e eco-museus
- Promover a divulgação da região (e seus produtos) no país e no estrangeiro
Este é o desenvolvimento que almejamos para a aldeia e região onde se insere, tendo como certo que os primeiro passos estão já a ser dados neste sentido, estando a ter já alguma repercussão. Por outro lado, estamos convictos também de que a contrariação deste tipo de desenvolvimento e a continuação da aplicação do modelo das últimas décadas irá, seguramente, inviabilizar a possibilidade de desenvolvimento e de futuro da aldeia e sua região.

Sem comentários: