terça-feira, setembro 19, 2006

O filme da semana


Chama-se "A Caminho de Guantánamo" e ainda pode ser visto em algumas salas de cinema do "Grande Porto". Embora quase sem divulgação, foi o filme que venceu o prémio de melhor realização na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Berlim... O "poster" que se apresenta é a versão não censurada do cartaz de apresentação... (Gostávamos de saber qual o motivo da "censura"... Não nos parece nenhum "cartoon"...)
«Parte ficção, parte documentário, "A Caminho de Guantanamo" é um olhar que nos leva ao interior da mais polémica prisão americana. O filme relata a história de três muçulmanos britânicos que estiveram detidos durante dois anos, em Guanánamo, Cuba, sem qualquer acusação. Conhecidos como "Os Três de Tipton", numa referência à sua cidade natal no Reino Unido, os três homens tinham deixado o Reino Unido para assistir a um casamento no Paquistão e acabaram capturados e detidos. Foram libertados ao fim de dois anos sem qualquer acusação.
Numa altura em que voltam a estar na mesa as suspeitas de violações dos direitos humanos nas prisões americanas e em que o Presidente George W. Bush admite estar a "estudar todas as possibilidades" para Guantanamo, antevendo a hipótese do seu encerramento, o filme de Michael Winterbottom ("9 Canções", "24 Hour Party People") lança novas achas para o debate.
"A Caminho de Guantanamo" ganhou o Urso de Prata para Melhor Realizador no Festival de Berlim, em 2006
In PUBLICO.PT
Para aceder ao endereço oficial do filme e ver mais pormenores basta "clicar" na imagem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu já fui vêr este filme, e uma coisa vos: é muito dificil ficar indiferente.
Sofia Beça

RS disse...

Ena! Olá Sofia - e Cerveira.
Realmente, se fazem isto a um cartaz, o que não serão capazes de fazer...

Um abraço,
RS