«No âmbito do Projecto de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s), desenvolvido por uma equipa de investigadores da ESE - IPLeiria e outros investigadores exteriores (www.identidades.esel.ipleiria.pt), em conjunto com o Curso de Turismo da mesma escola, pretende-se levar a cabo, pela primeira vez, um encontro onde seja possível debater as marcas que o Turismo Cultural, nas suas diferentes facetas, origina nos quadros identitários que formam e conformam os territórios.
Nesta óptica, Cultura e Património - recursos turísticos a serem estudados - surgem, em simultâneo, como factores de atracção de turistas e como referências de identidade e de identificação dos territórios e dos que nestes habitam.
De facto, o património, pelas suas características arquitectónicas e artísticas, pelas qualidades paisagísticas que apresente ou pela dimensão histórica e simbólica de que se revista, surge como um importante activo no quadro dos recursos turísticos de uma região ou de um país.
Daqui transparece que a inserção do património na actividade e na experiência turísticas tem vindo a evoluir no sentido de passar de uma situação em que os visitantes apenas se limitavam a ver, mais ou menos rapidamente, um monumento inserido nos itinerários habituais (turismo de massas), para uma maior exigência no sentido da compreensão dos lugares visitados (turismo cultural) e de preservação do património artístico e arquitectónico.
Neste âmbito, pretende-se explorar também a questão do crescente reconhecimento da organização de eventos como contributo para dinamização dos locais onde se realizam, colocando-se, contudo, algumas dúvidas. Desde logo, se a massificação ou a turistificação de certos eventos não poderão desvirtuar os elementos histórico-culturais que estiveram na base da sua concepção.»
[In: http://www.identidades.esel.ipleiria.pt]
Para mais informação "clicar" na imagem do topo
Sem comentários:
Enviar um comentário