sexta-feira, setembro 22, 2006

Festa em honra de Nossa Senhora da Estrela padroeira da aldeia de Boassas (Oliv. do Douro)

«Esta festa ainda hoje se rege por antigas tradições, sendo que para a angariação de fundos se fazem leilões periódicos, peditórios pelas aldeias do concelho e até um cortejo. O cortejo é efectuado pela população de Boassas e consiste num grupo de adultos e noutro infantil; é uma forma de unir a população e de esta se divertir.
Quem mais faz pela festa são os mordomos, que desde Janeiro até Agosto se desdobram para que nos dois dias de festa tudo corra pelo melhor.
Existe um sem fim de pessoas que ajudam, como seja (sic) as pessoas que levam os andores, quem oferecem (sic) os andores e todos os que participam no cortejo. Directa ou indirectamente quase toda a população de Boassas e crentes de Nossa Senhora da Estrela, ajudam (sic).
Novamente este ano aconteceu uma exposição, efectuada pela Orlanda Constante e pelo Vítor Cardoso.
Uma ajuda essencial veio das pessoas que efectuaram limpezas, como Dolores do Amaral, Manuela, Fernanda (Pele), Lurdes (órfã), Maria do Carmo de Jesus e Sónia Constante.
O auxílio prestado pelo Telmo Osório foi, como sempre, fundamental.
Esta festa é o orgulho desta pequena aldeia repleta de tradições, como é o caso da procissão, de Porto Antigo a Boassas, a missa e o sermão cantado, as duas bandas que, de tarde fazem a delícia de toda a população e não esquecendo toda a euforia que se propaga no final, no descer das Bandas, com os dizeres, com os saltos e claro, com o erguer das canas.
A nossa festa é linda.
- Fernando Campelo; José Narciso; José Manuel Pelos; Maria Manuela; Maria Dolores; Rui Daniel; Manuel João Terezinho; Daniel Valdemar.
CD de Paula Carneiro (ofereceu a Fernando Campelo) - SC»

In Jornal Miradouro de 22 de Setembro de 2006

Sem comentários: