terça-feira, maio 17, 2005

Pequenas coisas (I)...

Seguindo as pisadas da "Ecosfera" aproveitamos a deixa para dar algumas dicas para algo que todos podemos fazer pelo ambiente. Ainda porque há que "agir localmente e pensar globalmente"...
Alimentação
-Evite comprar alimentos que contenham aditivos, corantes e conservantes desnecessários.
- Procure comprar ovos do campo e não ovos de galinhas criadas em aviários. Muitos destes animais não têm as condições de vida necessárias.
- Compre fruta e vegetais biológicos, uma vez que não contêm produtos químicos.
- Tente a comida vegetariana. Ao consumir alimentos de níveis mais baixos da cadeia alimentar [vegetais, cereais, legumes e menos carne] está a reduzir o uso de recursos naturais na produção alimentar. Pode consultar uma lista de restaurantes vegetarianos em:
http://lazer.publico.pt
- Evite a carne. O seu consumo implica a canalização dos cereais para alimentar gado em vez de pessoas e a destruição da floresta para criação de pastagens.
- Quando comprar carne, procure certificar-se de que esta provém de animais criados em boas condições e mortos sem sofrimento desnecessário.

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelentes dicas, estas! É bom ver que alguém se preocupa com o ambiente - quem dera todos as puséssemos em prática.

Eu acrescentava apenas uma dica importante:
- que tb tivessemos mais atenção à reciclagem. Não custa nada separar o lixo e faz uma grande diferença!

E duas grandes vantagens da alimentação vegetariana:
- normalmente é mais barata;
- Se bem equilibrada é muito mais saudável!

Para quem quiser saber mais sobre vegetarianismo (e tb ambiente) pode visitar http://www.centrovegetariano.org - é um nunca mais acabar de informação, receitas e dicas!

Associação Por Boassas disse...

Caríssimo "anónimo"...
Antes de mais temos que pedir desculpa por só agora publicar o seu comentário. Não sei porquê ficou "esquecido" na página de moderação de comentários...
No entanto, e tal como havemos sempre advertido, não publicamos comentários anónimos, por princípio, por isso pedimos que da próxima vez, tenha a preocupação de indicar o seu nome e endereço electrónico. Pode, inclusive, pedir o anonimato, que publicaremos, da mesma forma o seu comentário. Guardaremos o seu contacto apenas para nós. Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a sua participação.
Obrigado, mais uma vez e até breve.
A direcção da APOBO
Manuel da Cerveira Pinto