quinta-feira, julho 09, 2009

Boassas "Pela Positiva"

O blogue "Pela Positiva" de Fernando Martins, faz uma extensa apreciação crítica do livro "Boassas. Uma Aldeia com História", num texto chamado "Para todos os que cuidam da preservação da nossa identidade", donde colhemos o seguinte excerto:

"Viajei, então, graças ao trabalho de Manuel da Cerveira Pinto, por aquelas bandas com Douro à vista, desde a pré-história aos nossos dias. Calcorreei os caminhos de Boassas, familiarizei-me com apelidos que fizeram história, passei por monumentos e casario de várias épocas, senti a religiosidade do povo, saboreei lendas e tradições que perduram, umas, e se foram, outras. Os usos e costumes foram-me contados com graça e até com ternura, adivinhei superstições e apreciei a gastronomia, marca indelével do ser e viver de gentes que preservam a identidade da sua região.
Figuras históricas e políticas, do passado e do presente, pessoas simples e populares, artesanato e arquitecturas, casas nobres e roteiros turísticos podem visitar-se, graças ao excelente trabalho de Manuel da Cerveira Pinto..."

O artigo pode ser lido na íntegra aqui.

Sem comentários: