terça-feira, outubro 31, 2006

Dois novos livros de Lúcia Vaz Pedro

A escritora de ascendência boassense Lúcia Vaz Pedro vai lançar dois novos livros. Trata-se de um romance e de um livro para crianças, com os títulos: "As minhas folhas não caíram dessa árvore que és tu" e "S.O.S. Plutão, o planeta anão", respectivamente. Os livros são editados pela editora Ideias & Rumos e o lançamento terá lugar no próximo dia 4 de Novembro, pelas 18.00h, no El Corte Inglés de Gaia.

Curtas... do ambiente II

O destino inevitável do planeta Terra
"Em gráficos bem feitos, pode ser que várias pessoas compreendam. Na BBC" (em inglês).
(in " Quinta do Sargaçal")

Autarca da Covilhã queixa-se de excesso de planos territoriais

"O presidente da Câmara da Covilhã considerou (...) existir um excesso de planos de ordenamento do território e defendeu uma simplificação de processos e uma maior transferência de poderes para o poder local nesta matéria...". Isto num país onde o Ordenamento do Território é praticamente inexistente, onde os maiores atentados ambientais são perpetrados pelas (ou com o consentimento) das autarquias e onde estas têm sido os maiores responsáveis pela "destruição" do país, não deixa de ser caricato... e nada de bom pode augurar para a Covilhã.
(in "Ecosfera/Público")

Sobre tudo aquilo que a Câmara da Covilhã devia fazer e não faz, será bom consultar o "blogue" "O Cântaro Zangado"...

sexta-feira, outubro 27, 2006

O "O Elogio da Sombra" elogia Boassas

É um artigo muito interessante, este que o blogue "O Elogio da Sombra" oferece aos seus leitores. Chama-se "Pitões das Júnias - uma caso a analisar". Trata-se realmente de um caso exemplar e muito "sui generis", do empenho e acção de um presidente de junta invulgar. Vale a pena ler e observar para podermos, enfim, tirar algumas lições e..."ilações"...
Ao Mário, mais uma vez, o nosso muito obrigado pela elogiosa referência.

segunda-feira, outubro 23, 2006

I Concurso Internacional de Fotografia de Boassas


Após larga demora e variadas atribulações, chegou finalmente a bom porto o "I Concurso Internacional de Fotografia de Boassas", após reunião deliberativa do júri ontem, dia 22 de Outubro de 2006. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: Dr. Manuel Rabaça, em representação da Câmara Municipal de Cinfães; Professor Daniel Pires, fotógrafo e professor de fotografia na Escola Superior Artística do Porto; Fernando Ferreira, fotógrafo repórter, representante do Jornal Miradouro e Manuel dos Santos da Cerveira Pinto Ferreira, representante da APOBO, Associação Por Boassas. Apresentaram-se a concurso 16 trabalhos, sendo dois deles a preto e branco e foram atribuídos três prémios aos trabalhos melhor classificados que foram:
1.º - "Capela da Senhora da Estrela", da autoria de Lourenço Pereira

2.º - "A Arte do Senhor Almerindo", da autoria de Lourenço Pereira

3.º - "Casa vermelha I", da autoria de Agostinho Manuel Pereira da Silva

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à obra "Sementes do 1.º Encontro de Ceramistas", da autoria de Lourenço Pereira.

Os trabalhos concorrentes irão agora ser expostos ao público em exposições a realizar em Boassas e Cinfães. Assim que possível serão também executados postais com os trabalhos premiados. O nosso agradecimento a todos os participantes e, claro, parabéns aos autores premiados.

A direcção da APOBO
Manuel da Cerveira Pinto

terça-feira, outubro 17, 2006

Decálogo da Ecologia

A ecologia é um nível superior de pensamento, onde tudo está relacionado com tudo, inclusive com as soluções. Como ciência do inter-relacionamento homem/natureza, ela não pode ser vista apenas como o estudo do meio físico, pois de suas pesquisas e análises depende a compreensão da harmonia entre o homem e o ambiente.

1. Ama a natureza, fonte de vida, honrando-a com dignidade, em todas as suas manifestações
2. Defende o solo onde vives, mas também aquele das demais criaturas
3. Proteje a vida dos animais, consentindo no seu abate somente para suprir as necessidades alimentares
4. Condena a produção que favorece unicamente o produtor, em detrimento da satisfação das necessidades do consumidor
5. Condena a agricultura irracional, predatória, contaminante, que tanto "sustenta" como elimina vidas
6. Não consumas alimentos suspeitos de incluirem componentes nocivos
7. Não compartilhes do modismo vulgar de que "desenvolvimento & progresso" do actual modelo socio-económico justificam tecnologias alienantes ou destrutivas
8. Denuncia todos os crimes contra a Ecologia
9. Analisa racionalmente o comportamento humano com relação ao avanço da tecnologia, bem como os referemtes aos actuais clichês políticos; indaga, pesquisa, reflete, contesta, procura esclarecer-te à luz da ciência e da ética sobre todos os actos da existência, sem escravizares-te a modismos, conceitos e convenções.
10. Liberta a tua mente e não aumentes as fileiras de acomodados mentais ou de servos da hipocrisia, pois outros podem tirar proveito do teu ideal.

Fonte: AME - Fundação Mundial de Ecologia http://www.ecologia.org.br
(Via blogue "Points of Light", a quem agradecemos)

sexta-feira, outubro 13, 2006

Património de Boassas VI


Numa altura em que o turismo em Boassas (e em toda a região do Douro) cresce diariamente é necessário (diria mesmo urgente) que se preserve o que ainda existe em termos de património construído e, sobretudo, estes últimos exemplares de arquitectura vernacular. Também característicos da aldeia são estes pequenos caminhos e veredas que, infelizmente, têm vindo a ser largamente descaracterizados...

sexta-feira, outubro 06, 2006

Mais uma "ligação recíproca"

Desta feita trata-se do "O elogio da sombra". Um "blogue" essencialmente sobre fotografia, mas que versa muitos outros (e interessantes) temas e que, inclusive, nos brinda com algumas bonitas palavras as quais, com a devida vénia, não resistimos a transcrever. Diz assim:
«Notável o esforço do Boassas para evitar que a aldeia com o mesmo nome, e que pertence ás "Aldeias de Portugal", caia no esquecimento e no abandono.»
Muito obrigado caríssimo Mário. De quando em vez (e sempre de fora) lá nos chega algum alento para continuar esta luta titânica, em que sempre nos calha o papel de "David".

terça-feira, outubro 03, 2006

Tempo de Teatro



Até ao próximo dia 8 ainda é possível ver a magnífica peça "Os Negros", de Jean Genet, encenada por Rogério de Carvalho, no Teatro Nacional de S. João, no Porto.

«Primeira incursão do TNSJ na curta, mas fulgurante, obra teatral de Jean Genet, a partir daquela que é muito provavelmente a peça que melhor materializa a ambição do autor de subtrair o teatro à realidade, projectando-o num espaço mágico e ritualizado onde o "real" e o "natural" são forçados a denunciar a sua impostura. Recusando qualquer tipo de aprisionamento sociopolítico da peça (não, não é uma "reflexão" sobre o racismo ou o colonialismo), o encenador Rogério de Carvalho parte para a edificação desta prodigiosa "arquitectura do vazio das palavras" à frente de um elenco constituído por actores negros com raízes na África lusófona, empenhados em emprestar à retórica de Genet o sabor dos múltiplos sotaques da língua portuguesa.» (in programa do TNSJ, Setembro - Dezembro 2006, Porto)

Um agradecimento especial ao RS, do blogue "
A Sombra", pela imagem que ilustra este texto e pela chamada de atenção ao facto que "assombrou" esta peça... A ler aqui.

Boassas . "Aldeia de Portugal"


Embora ainda só com parte da informação disponível, vale a pena visitar o novo endereço das "Aldeias de Portugal", organização da qual Boassas faz parte desde 2005. Com um visual atractivo e com possibilidades enormes, este novo endereço é um espaço que, pela sua qualidade e interesse apetece percorrer. Para entrar no mundo das "Aldeias de Portugal" basta "clicar" na imagem ou na frase sublinhada.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Casa de Ferreira . Turismo Rural

Já que estamos em tempo de deambulação pelo turismo de Cinfães aproveitamos para divulgar esta casa de Turismo Rural no lugar de Ferreira que, em pesquisa pela internet, despertou a nossa atenção, sobretudo pela inegável qualidade do seu espaço informativo. Vale a pena espreitar. O respectivo endereço é: http://www.casadeferreira.com/index.htm (clicar). O turismo continua a crescer no concelho de Cinfães. Esperemos que sempre com esta qualidade... em todos os serviços. Parabéns aos proprietários e as maiores felicidades...