segunda-feira, janeiro 02, 2006

Obras na capela de Boassas revelam "pentagrama"



O aparecimento deste símbolo na fachada sul da capela de N.ª Sr.ª da Estrela em Boassas apenas vem salientar aquilo que já aqui havíamos referido: A necessidade premente de que obras em edifícios de valor patrimonial da aldeia sejam acompanhadas devidamente por pessoas com formação na área do património, da arquitectura e da arqueologia.
Este símbolo ainda hoje é usado pelas pessoas de Boassas, que o desenham nas soleiras e ombreiras das portas como forma de obterem sorte e se protegerem do "mau olhado" ou "coisa ruim". Entre outras curiosidades sabe-se que durante a Idade Média o pentagrama era também chamado de "Laço Infinito" e era o símbolo da verdade e da protecção contra demónios. Era usado como um amuleto de protecção pessoal e guardião de portas e janelas. Os Templários, ordem militar de monges formada durante as Cruzadas, que ganharam grande riqueza e proeminência através de doações a todos aqueles que se juntavam à ordem, e que amealhou também grandes tesouros trazidos da Terra Santa, tinham o pentagrama como um dos seus símbolos. Sobre este símbolo: também na Wikipedia (em inglês).

1 comentário:

Anónimo disse...

Apenas para informar que apareceram também vestígios de uma porta, nesse mesmo alçado e ainda de uma pequena janela na sacristia.