quinta-feira, agosto 12, 2010

As ameaças sobre o Bestança


Recentemente (no passado dia 22 de Julho) surgiu um artigo no Jornal de Notícias intitulado "Esgoto em local paradisíaco em Cinfães" ("clicar" para ler o artigo), que alerta para a poluição que ameaça o rio Bestança. Parece pois que (finalmente) a consciência ambiental começa a crescer... De facto, o esgoto em que foi transformado o Ribeiro de Pias (pela própria autarquia...diga-se!...) desagua no Bestança e põe em risco a saúde pública.  Não é novidade nenhuma, já que eu próprio alertei em artigos publicados no jornal "Miradouro", e tendo mesmo manifestado pessoalmente a minha discordância ao próprio presidente da câmara da altura, pela instalação no local do recolector de esgotos de Pias, há já muitos anos (mais de 20!!!!). Saliento também que se o próprio "Parque de Lazer de Pias" tivesse sido construído tal como o projectei, tal problema  teria sido resolvido. Sublinhe-se ainda que se o "Parque de Pias" é aquela vergonha é porque (de forma ilegal) a edilidade decidiu alterar o próprio projecto de execução da obra (aprovado pelo Ministério do Ambiente) e que esta teve que ser "embargada" à própria autarquia, pelo que ficou incompleta!!!... Enfim, é uma vergonha que as riquezas maiores do nosso concelho não sejam protegidas, nem acarinhadas pelo próprio poder local, bem pelo contrário!... Enfim, há que continuar a lutar!

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo na íntegra com o que escreveu e choca-me a indiferença da população cinfanense perante tais atentados ao seu património ambiental...

Associação Por Boassas disse...

Caro "anónimo"
Pois...ainda por cima é uma situação que se arrasta há já duas décadas, sabendo que existe também uma associação (da qual fui mentor) cujo objectivo é precisamente denunciar e alertar para este tipo de problemas...Enfim, esperemos que seja um começo! (mais vale tarde...). Para terminar, peço que não volte a enviar comentários anónimos, pois não serão publicados. Obrigado e até breve.

Costa disse...

Caro Manuel Cerveira Pinto, parabéns pela tua luta em prol da tua (nossa) terra. Oxalá o teu exemplo possa inspirar outros para o tanto que falta fazer (parece-me que há cada vez mais a fazer, de facto). Bem-hajas!

Associação Por Boassas disse...

Caríssimo Costa!...
Que bom ter-te aqui (temos que falar, um dia destes...p.f. manda-me o teu mail). Meu caro, obrigado pelas tuas generosas palavras, são um bom alento para quem luta há décadas com resultados tão..."desmotivantes" (é um eufemismo...). Há que não esmorecer. Um grande abraço e até breve (espero).

Vitor Cardoso disse...

È lamentavel a existência de um esgoto numa das maiores riquezas que tem o concelho. Será que já foi feito alguma coisa? A autarquia deve andar muito ocupada com as festas e mais festas que se faz na Vila, será que não existe coisas mais importantes a fazer neste concelho?Quanto ao parque das Pias, acho que é mais uma vergonha, não sei de quem é a culpa, mas acho, que o mais importante era fazer algo.. por nós que somos do concelho e pelos que nos visitam......

Um abraço
Vitor Cardoso - Boassas

Sónia Constante disse...

A nossa autarquia simplesmente não se incomodou pelo facto de ter um esgoto a correr para uma das mais belas paisagens naturais do Concelho. O Presidente Pereira Pinto foi informado por mim mesma numa reunião que tive como membro da APOBO na Câmara Municipal de Cinfães, e o interesse foi tanto que já passado mais de um ano nada foi efectuado. É lamentável que quem do seu devido direito deve proteger o nosso concelho empregue tanto tempo e dinheiro nas festas da Vila e desleixe nos seus deveres de zelador do nosso património natural e não só. Mas devo de acrescentar que a culpa é do eleitorado porque voltaram a eleger o mesmo presidente, uma vez li que só temos o que merecemos e devo dizer que o concelho o elegeu por isso… Não digo mais porque se continuo não mais paro com as críticas.
Um abraço Constante