quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Património de Boassas III



A Casa das Portelas

Continuamos a divulgar o mais notável património construído de Boassas, nomeadamente aquele que integrou a listagem que levou à classificação da povoação como "Aldeia de Portugal". Desta feita trata-se da notável "Casa das Portelas".

«Situa-se esta casa junto da entrada norte de Boassas, no local designado também por Portelas, próximo do sítio das Almas.
Trata-se de uma bela e imponente construção, provavelmente de meados do século XVIII, de arquitectura chã e que, felizmente, mantém ainda as suas principais características tradicionais e senhoriais.
Malogradamente foi-lhe retirado o reboco exterior, tendo-se cedido à prolífera moda de “rustificação” em casas cuja tradição e história nada tem que ver com essa suposta rusticidade. Tal opção contudo não se aparenta grave, uma vez que a estrutura se mantém inalterada e que será sempre possível voltar a repor o tradicional reboco de cal.
Encontra-se esta casa referenciada nos seguintes livros:
- “Cinfães (Subsídios para uma monografia do concelho)” de Bertino Daciano Guimarães
- “Cancioneiro de Cinfães” de Vergílio Pereira.
- “Douro, Rotas Medievais” - Natália F. Ferreira / Susana P. Barros
Infelizmente, não me foi possível recolher documentação extensa sobre esta casa.
Trata-se, contudo, de uma casa sem dúvida importante e digna de referência, não só porque relacionada directamente com outras casas senhoriais de Boassas, mas também porque dela procedem alguns dos maiores vultos da região, como é o caso do Conselheiro Francisco Fernandes(...)»

In "Boassas. Uma Aldeia com História", por Manuel da Cerveira Pinto

3 comentários:

NakBrain disse...

Como um filho de Boassas, só no ano transato tive conhecimento desta associação. Mas este blog ja se tornou um sitio de visita obrigatoria. É de louvar tudo o que se faz pela nossa pequena e encantada aldeia e como tal tambem no meu blog divulgarei as iniciativas desta associação, não havendo nada em contrario da vossa parte, como farei com o encontro de ceramistas. Se o meu tempo me permitir, tambem participarei no concurso de fotografia. Parabens pelo blog.

Associação Por Boassas disse...

Caro "nakbrain"
Obrigado pelas suas palavras e incentivo. Ficamos então a aguardar os seus trabalhos para o concurso de fotografia. Quanto à divulgação, não há qualquer problema em divulgar qualquer das nossas actividades, imagens ou textos, desde que devidamente identificados e, já que se fala nisso, gostaria de salientar que o "boassas" não aceita, por princípio, textos ou comentários que não estejam devidamente identificados. Caso pretenda publicar qualquer texto e manter o anonimato, deverá enviar-nos um e-mail para(manuelcerveirapinto@hotmail.com) devidamente identificado e nós publicaremos sem o nome de autor se o desejar. Assim, a publicação deste comentário é uma excepção, até porque será a primeira vez que nos brinda com um comentário. Agradecemos a sua compreensão para com este assunto e agradecemos, mais uma vez.
A direcção da APOBO
Manuel da Cerveira Pinto

Anónimo disse...

Mais um comentário da minha parte. Por falar em património, uma das coisas que gostaria gostaria que fossem feitas era devolver as pedras às escadas da Arribada, tirar-lhe aquele cimento que apaga o passado...
Que sabe um dia terei o parzer de por lá passar e o passado voltar a estar presente...
Boassas é um cantinho de riqueza cultural e histórica que continuarei a defender e apoiar.
Cumprimentos