quarta-feira, junho 15, 2005

Paisagem


Paisagem sobre a albufeira do Carrapatelo. A povoação em frente é Porto Manso, antigo local de atracagem dos barcos rabelos. O monte ao fundo é a Serra das Meadas. Do lado esquerdo vê-se a ponte da linha do caminho de ferro e à direita a ponte de Porto Antigo/Mosteirô, desenhada por Edgar Cardoso. Dois elementos patrimoniais notáveis desta região. Boassas fica no extremo direito da foto e apenas se vêm as incaracterísticas casas do chamado "Bairro Novo". A imagem é captada da casa de turismo de habitação denominada "Quinta da Ventuzela".

[Photo . Manuel da Cerveira Pinto . all wrights reserved]

2 comentários:

Anónimo disse...

Vejo, com emoção, a primeira foto do local onde nasceu meu trisavô, José Guedes Valente, mestre arrais de barco rabelo, que morreu quando caiu do barco, a caminho do Porto, levando uma carga de pipas de vinho.

Obrigado!

Ricardo Guedes Valente Valls
Brasil
rico@valls.com.br

Associação Por Boassas disse...

Caro Ricardo Valente
Nós é que agradecemos a sua visita e participação, neste espaço que se encontra aberto a quem nele queira participar. A história do Douro é também uma história de sofrimento e amargura, de um povo que muito deu e pouco recebeu, para levar aos lares de todo o mundo um dos seus mais preciosos néctares. Muito há ainda por contar sobre esses heróis dos "rabelos", mas aconselho, vivamente (sobretudo para quem aí tem raízes) a leitura do livro "Porto Manso" de Alves Redol. Mais uma vez, obrigado.
Um forte abraço e até breve.
A direcção da APOBO
Manuel da Cerveira Pinto