segunda-feira, abril 04, 2005

"Villages of Tradition"

Boassas recebeu este fim-de-semana [dias 1, 2 e 3] o Sr. Frits Schuitemaker, representante e coordenador na Holanda das "Villages of Tradition". O correspondente às nossas "Aldeias de Portugal" e ao qual Boassas é neste momento candidata. Na sexta-feira, depois de uma curta passagem pelo Porto e de um frugal jantar no "Abadia", chegamos a Boassas já bastante tarde. No Sábado o tempo, felizmente, melhorou um pouco e permitiu-nos uma grande caminhada de manhã, até à "Quinta do Paço" e à Granja, passando pelo Lodeiro.
Almoçamos na "Casa do Cerrado" um magnífico repasto que a Sofia preparou, regado com bom vinho da "Casa do Cubo", que a Paula e o Nascimento tiveram a amabilidade de oferecer. A sobremesa, filhós confeccionadas em Boassas pela Sra. do Céu, foi companhada por um magnífico vinho do Porto biológico "Casal dos Jordões". Fomos tomar o café ao Sr. Fernando Gregório e seguidamente passeamos por Boassas. Descemos a "Arribada", vimos as placas toponímicas, que Frits muito apreciou. Visitamos a "Casa do Fundo-da-Rua" e fomos ao "Fornelo de Baixo" ver as vistas. É lamentável a má condição em que se encontram os caminhos (quando não estão sujos e arruinados, foram bárbaramente "assacimentados", uma nota fortemente negativa notada pelo nosso visitante) e a quantidade de casas em ruínas. O percurso terminou na incontornável "Casa do Cubo", com a prova de um exótico licor.
O jantar, que diga-se de passagem estava excelente, foi na "Quinta da Ventozela", local que pelas suas inusitadas qualidades, impressionou o nosso visitante. Juntaram-se a nós o Fernando Calhandro; a Olga e a Mariana. Passava da meia-noite quando voltamos a Boassas. Foi o que se pode chamar "um grande dia"...
O Domingo decidiu obrigar-nos a ficar a manhã em casa, na amena cavaqueira, o que se por um lado foi mau, pois não nos permitiu fazer a programada visita à "Casa do Lódão" e ao rio Bestança, por outro lado facultou-nos a possibilidade de ficar a conhecer melhor o Sr. Frits Schuitemaker. Ao fim da tarde fomos levá-lo ao Porto. Disse-nos ir impressionado com Boassas, com a região, com a "Quinta do Paço", com o acolhimento... Esperemos que volte dentro em breve.
"Thank You Mr. Frits Schuitemaker, you're always welcome."

Sem comentários: