domingo, abril 17, 2005

Novas de Boassas no "Público"

O jornal "Público" trouxe, na sua edição de Sábado, dia 16 de Abril, no suplemento "Fugas" um destaque de quatro páginas, sobre o projecto "Rotas de Cerâmica", do qual a associação de Boassas (APOBO) faz já parte integrante e no qual se incluía o artigo, assinado por Carlos Cipriano que, com a devida vénia, passamos a transcrever:
«Em Boassas, junto ao rio Douro, as placas toponímicas da aldeia são feitas em cerâmica. Uma recordação do I Encontro Internacional de Ceramistas, no qual estiveram presentes artistas de Portugal, Espanha e Japão.
A APOBO é a mais recente adesão às Rotas da Cerâmica. Trata-se de uma associação de desenvolvimento local que tem como objecto a realização de actividades que visem o desenvolvimento e a preservação da aldeia. Foi criada em Maio de 2004 em colaboração com a ceramista portuense Sofia Beça, que ali também tem o seu atelier. A Associação encontra-se já a organizar o II Encontro Internacional de Ceramistas, que terá lugar em Abril de 2006.
Na aldeia pode-se visitar uma galeria de arte e um atelier de demonstração que está aberto a todos os turistas e ceramistas que ali queiram trabalhar. O objectivo mais dilatado será o de criar na região o gosto pela cerâmica e atrair jovens para esta actividade. Para breve está a participação no projecto "Villages of Tradition" que inclui um encontro de ceramistas na aldeia holandesa de Dwingeloo, cujo coordenador já mostrou interesse em que Boassas e os encontros de cerâmica passem a ser um "marca" das VOT "Villages of Tradition".
Fazemos, no entanto, um parêntesis para corrigir algumas "inverdades", inclusas neste artigo, nomeadamente. 1. A ceramista Sofia Beça organizou o I Encontro de Ceramistas mas não participou no nascimento da APOBO. 2. O atelier e "galeria de arte" mencionados não se encontram abertos ao público, sendo necessária uma marcação prévia para efectuar a visita. 3. O coordenador das Villages of Tradition na Holanda, Sr. Frits Schuitemaker, e que recentemente visitou Boassas, referiu, de facto, a possibilidade de os "Encontros de Ceramistas" serem uma marca das VOT, mas para isso Boassas terá ainda que integrar, primeiramente, as "Aldeias de Tradição" de Portugal, o que parece, contudo, estar em vias de suceder...

Sem comentários: