segunda-feira, abril 21, 2008

República das bananas...




As fotos documentam obras a ser executadas neste momento junto ao rio Bestança, no local das Cinco Rodas. Trata-se de uma zona que é REN (Reserva Ecológica Nacional) e ao abrigo do POARC (Plano de Ordenamento da Albufeira do Carrapatelo). Num local onde nem sequer se poderia mexer no coberto vegetal (árvores e arbustos), tudo foi arrasado, inclusive o próprio CAMINHO PÚBLICO!!!!!!!...
As referidas obras estão também a menos de 50 metros do rio, em zona de protecção dos próprios aquíferos e nunca poderiam ser levadas a efeito. Não vimos também qualquer placa de licenciamento, ou sequer a identificar quem é o responsável por esta aberração. Curiosamente, se se apresentar um projecto, em que nada seja destruído, que não derrube uma árvore que seja e que tenha todo o cuidado com o meio envolvente este é imediatamente reprovado na câmara...

16 comentários:

Anónimo disse...

Estou totalmente de acordo ! È uma pouca vergonha, depois dizem que as gentes fogem todas das aldeias para as cidades ! claro que sim ! Nas cidades não se cometem estes crimes contra o próprio ambiente ! vejam a pouca vergonha das construções que a Camara de Cinfães aprovou á face da estrada que vai de Vila Nova até Montão !! Casas construidas sobre as proprias valetas isto é um atentado contra a nossa civilização !! Nunca se vai perceber como é que a Camara de cinfães aprova determinados projectos !!
http://campelodesousa.blogspot.com
http://montao.blogspot.com

Associação Por Boassas disse...

Caro anónimo
Infelizmente não é um problema exclusivo da Câmara de Cinfães...antes fosse! Há que ter em consideração é que sem um correcto e eficaz ordenamento do território não há possibilidade de desenvolvimento. Isto é aberrante, é desleal e, para além de ir seguramente provocar desnecessários conflitos (porque atropela os direitos dos outros) põe também, de facto, em causa a possibilidade de sobrevivência nestes locais das gerações futuras. Economia é a gestão racional dos recursos (planeamento), mas em Portugal o que vemos fazer todos os dias é apenas esbanjar recursos. Não admira pois que a situação geral do país seja tão má!...
Obrigado pela participação e volte sempre (não se esquecendo porém de assinar. É que, por norma, não aceito comentários anónimos).
Até breve
Manuel da cerveira Pinto

Anónimo disse...

Ok...
Eu tambem não gosto dos comentaristas que aparecem a navegar por tudo quanto é sitio escondidos atras do anonimato, por isso as minhas desculpas!:::
Eu identifiquei-me com os meus blogs, nos quais consta o meu nome completo, naturalidade e residência ou sejam:
http://campelodesousa.blogspot.com
http://montao.blogspot.com
Até breve.
De qualquer maneira assino:
ManuelIsidroCampelodeSousa

Associação Por Boassas disse...

Caro Manuel Isidro
Obrigado pelo reparo. De facto os "anónimos" chegam a ser uma autêntica "praga"...Visitámos o seu "Montão", gostámos e fizémos a ligação que se impunha...
Obrigado mais uma vez pela participação (construtiva) neste espaço.
Até sempre
Manuel da Cerveira Pinto

Anónimo disse...

Caro Manuel
Era necessário que alguém começasse a pensar num Livro Negro do mau urbanismo e das más práticas de licenciamento em Portugal. Cinfães é um excelente exemplo de como a lei é contornada com recurso a medidas e atalhos pouco esclarecidos. Mas só eu, o Manuel e poucos mais ficamos admirados com estas situações. O resto gosta e aplaude. Estou cada vez mais pessimista (não desisto, porém de discordar e fazer-me ouvir) e acredito que as Câmaras Municipais, reforçados os seus poderes e mudada que será a sua constituição, irão tornar-se em coutos onde quem tem um olho é rei. E cegos por que querem são já os municípes.
Cumprimentos
Nuno R.

Associação Por Boassas disse...

Caro Nuno
É bom saber que não se está sozinho nestas situações. De facto o que se passa é vergonhoso e o facto de não sermos ouvidos não deve ser motivo para desistirmos de reclamar... O mais lamentável acaba por ser, na realidade, a falta de reacção dos munícipes. Todos perdemos com isto e no entanto... Há anos propus (e ofereci) à câmara um projecto urbanístico designado "Projecto de Salvaguarda da Foz do Bestança", a maneira como o projecto foi de imediato boicotado (conjuntamente com o "Parque de Lazer de Pias") já fazia prever o "assalto" que se está a verificar. É como diz - "Em terra de cegos..."
Obrigado pela participação e até breve
Manuel

Anónimo disse...

Entristece-me ver as atrocidades cometidas no Bestança...
São precisas mais pessoas com a tua força e coragem para defender o que nos deu de bom a Natureza e o Homem quer destruir...
Felicito com satisfação e orgulho todo o trabalho que tens executado.

Ana Esteves

Anónimo disse...

Ainda é muito pouco aquilo que diz: Nuno R.

Eu tenho grande orgulho em ter nascido no Lugar de Montão, mas não posso deixar de dizer que cada vez mais deixo de acreditar nos politicos que gerem os destinos das autarquias !

Eu hoje vivo numa cidade, e não posso conceber a ideia de como a Camara de Cinfães se deu ao luxo de aprovar construções de habitações que nasceram quase da berma da estrada que liga Vila Nova a Montão ! é um autentico escandalo !

Devemos pensar todos muito bem , naquilo que disse o bastonário da Ordem dos Advogados ! a corrupção espreita em todas as esquinas em todas as repartições publicas !

Espero que por ele ter falado tão alto, não venha a ser silênciado !

campelodesousa.blogspot.com
montão.blogspot.com

Associação Por Boassas disse...

Cara Ana Esteves

Antes de mais muito obrigado pela sua participação e comentário neste espaço. Não posso deixar de lhe dar razão. Aquilo que se passa com o Bestança entristece qualquer pessoa que o conheça mínimamente. O seu potencial de desenvolvimento (sustentado) é tão grande que facilmente constituiria a possibilidade de sobrevivência para todas as pessoas que habitam no seu vale (no mínimo). Aquilo que vemos fazer é aquilo a que se pode chamar de autêntico "saque", já que os planos de ordenamento, legislação e regulamentos apenas existem para as pessoas comuns, cumpridoras e sem grandes recursos económicos... Apesar de tudo acredito que a participação cívica faz toda a diferença e por isso me tenho empenhado quer em nome pessoal, quer através das associações que ajudei a criar - ADVB (Associação Para a Defesa do Vale do Bestança) e APOBO (Associação Por Boassas)...
Obrigado, mais uma vez, pela sua participação e palavras de apoio (é bom sabermos que nem toda a gente anda "distraída"...)
Até breve
Manuel da Cerveira Pinto

Anónimo disse...

Lá está o caso que me falou..
Uma autêntica vergonha, vistas as fotos ainda dói mais que as palavras..
É o fim da macacada !

Bruno Teixeira

Associação Por Boassas disse...

Caro Bruno
Pois é... Infelizmente a vergonha parece arredada dos meandros políticos e mesmo dos próprios munícipes, que não reagem a estas situações, que põem em causa os seus direitos, na sua própria terra. Estão a saquear a terra desta gente... e eles nem sequer reparam nisso!
Obrigado pela sua participação neste espaço. Volte sempre.
Manuel da Cerveira Pinto

Vitor Cardoso disse...

Plenamente de acordo! mais um atentado ao ambiente, ao nosso patrimonio! Desci e subi " montanhas de vezes" por aquela linda calçada!Agora limito-me a recordar! Será que um dia deste s me vão proibir de ir ao areal comtemplar aquela beleza!!! Começo a ter medo que me "cortem" o caminho para ir ao meu " Bestança".

Abraço
Vitor Cardoso ( Boassas )

Associação Por Boassas disse...

Caro Vitor Cardoso
A população de Boassas tem andado todos estes anos a "dormir"...A aldeia possui um património fantástico a muitos níveis, sobretudo ambientalmente, e nunca a população tirou disso o proveito necessário, nem se tem importado com o que lhe vem sendo tirado, sobretudo por estes "invasores" que nada respeitam. Penso que é chegada a hora de mudar. Se a população quiser, talvez ainda não seja demasiado tarde.
Retribuo o abraço e agradeço a sua participação neste espaço. Volte sempre.

Anónimo disse...

de englaterra jersey adoro a minha terra e senpre k posso vou para ai
com muito gosto estou de acordo com alguns dos problemas k se passam por ai isso e muito triste e k me deixa a pensar no passado k era tao bom? so k a gente devia olhar mais para akilo k fazemos e deixar viver os outros porke nos tanbem kumetemos erros e alguns bem graves so k nao vimos so olhamos para os outros e porke nao nos??

Unknown disse...

É lamentavel a cobardia de certas pessoas ao omitirem a realidade, por isso é que o pais esta como esta!!! Pessoas sem qualquer gosto que apenas pelo prazer de maldizer ocultam a realidade, são os ignorantes destas terras que levam ao abandono do interior e a que as pessoas saiam para as cidades. Muito me orgulho do que fiz e lamento que não tenha a coragem de me dizer o que escreveu na cara, os cobardes são assim, ainda por cima sabendo que esta a mentir, claro que mais uma vez a cobardia do Dr. Cerveira Pinto ( Dr. tipo Miguel Relvas ) não vai colocar este comentario online, mas espere para ver.

Associação Por Boassas disse...

Se realmente estou enganado, só terei que pedir desculpa. Fico então à espera de cópia dos documentos que contradigam os outros que possuo. A cobardia revela-se pelos actos das pessoas que fazem as coisas "encapuçadamente" e usando da tradicional "chico-espertice" portuguesa.
Por último,apenas um reparo não sou Dr., nem nunca me fiz passar por tal...