terça-feira, agosto 02, 2005

Algumas notícias sobre Boassas


(photo . cerveira pinto . all wrights reserved)

Acções recentes da Associação Por Boassas
1. A expensas próprias a APOBO levou recentemente a cabo a limpeza da Avenida Pinto Branco, ou Largo da Capela. Espera-se agora que a população colabore, no sentido de manter sempre aprazível aquela que é, na realidade, a "sala de visitas" da aldeia.
2. Através de contacto com a Junta de freguesia de Oliveira, na pessoa do seu presidente Jorge Teresinho, foi mandado limpar o caminho denominado da "Fonte-da-Pedra", pelo que aqui endereçamos desde já o nosso agradecimento. No entanto, fazemos também o reparo pela forma pouco zelosa com que tal trabalho foi efectuado...
3. Mediante reclamação efectuada para o pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Cinfães, foi mandado retirar o autocarro velho que se encontrava na berma da estrada, junto do Campo do Facho (campo de jogos do Grupo Desportivo de Boassas), pelo que aqui fica também expresso o nosso agradecimento. No entanto, na mesma altura, fizemos também mais duas reclamações: uma sobre os depósitos constantes de lixo na berma da estrada Pias-Souto-do-Rio, por baixo da capela de Pias, na margem do Bestança e outra pela destruição da zona arbórea protegida, também junto a Pias, isto sem que, até agora, tenha havido qualquer resultado...
4. Foi formulada à Direcção Geral das Florestas a classificação da árvore denominada "Cipreste da Casa do Outeiro", não tendo ainda havido resposta.
5. Foram efectuados contactos com a direcção da cooperativa "Dólmen", no sentido de haver um apoio do programa "Leader +" para o "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas", que se deverá realizar em Abril do próximo ano. Neste sentido estão também já a ser convidados os artistas participantes nesta próxima edição.
6. Está neste momento em preparação o lançamento do primeiro concurso fotográfico sobre Boassas da APOBO, o qual deverá ser lançado ainda este mês. O resultado deverá dar início a uma colecção de postais ilustrados sobre a aldeia, contribuindo para a divulgação das suas belezas patrimoniais e paisagísticas.
7. Está a ser preparado um "dossier" para a integração da APOBO na Associação de Turismo de Aldeia (ATA).

Breves...
A Associação Por Boassas internacionalizou-se, pois o artista/ceramista espanhol Rafael Pérez, e sua esposa Carmen, fizeram-se recentemente seus associados.

Neste momento o número de sócios da APOBO encontra-se prestes a atingir a centena.

A Associação de Turismo de Aldeia (ATA) manifestou a intenção de fazer coincidir a sua reunião/congresso anual com o "Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas" previsto para o próximo ano.

A Câmara de Cinfães deu uma subvenção de 720 euros (em duas vezes), mediante a apresentação do plano de actividades e orçamento da APOBO para o corrente ano. (Note-se: isto não é uma anedota!!...)

Sem comentários: