sábado, junho 16, 2012

Anedotário cinfanense (II) . Aldeias de Portugal

Hoje, a caminho de Boassas, por mera casualidade, sintonizei o aparelho do carro na Rádio Montemuro. O Presidente da câmara de Cinfães falava na classificação de uma aldeia do concelho com o epíteto de "Aldeia de Portugal". Ficamos curiosos. Boassas é, até à data, a única aldeia do concelho a merecer tal classificação, o que aconteceu já no ano de 2005, como aqui, nas páginas deste blogue, foi então noticiado. Mas não, não era de Boassas que se falava, mas sim de uma outra aldeia chamada Vale de Papas!... Bom...se as papas forem boas, e uma vez que os "tachos" também parecem não faltar, não nos admira que esta obtenha tal classificação! O que nos surpreende é que a determinada altura o Sr. Presidente tenha referido que "nesta região há já outras povoações com a classificação de Aldeia de Portugal" como por exemplo...(pasme-se!..) Campo Bemfeito" (!!!!!????). Ora Campo Bemfeito é uma aldeia do concelho de Castro Daire e não percebemos porque é que em vez de se mencionar Boassas se menciona uma aldeia do concelho vizinho!... Bom, até percebemos, claro, mas não nos podemos impedir de colocar algumas perguntas, nomeadamente:
1. O Sr. Presidente apoia a classificação de uma povoação a uma figura de que nem sequer sabe que já existe no seu próprio concelho uma outra com a mesma classificação?
2. Ou sabe e não quer mencionar?
3. E, se assim é, o que quer isso significar?
4. Será assim tão doloroso falar desta aldeia do seu próprio concelho que é Boassas, Sr. Presidente? Porquê?
5. Desde que Boassas foi classificada (em 2005, já fez sete anos!!!!), a Câmara Municipal de Cinfães nada fez, rigorosamente, em prol da aldeia, no entanto, para Vale de Papas assegura-se uma participação municipal no arranjo de "caminhos", "murinhos", "canastrinhos" e, claro, "bebedourinhos", já que as ditas "papas" terão que ser bem regadas, como convém!!!! É apenas retórica para enganar o papalvo ou serão apenas atitudes discriminatórias as que aqui se presenciam? Mas como "com papas e bolos..."
Enfim... Nada que nos surpreenda, e que já não nos faça rir, nesta república de anedota em que se transformou o nosso concelho.
Olha... Haja "papas"!!!!

(Para quem quiser ver a página das "ALDEIAS DE PORTUGAL" onde aparece Boassas, basta clicar AQUI ou nas palavras acima sublinhadas)

3 comentários:

Inês Vasconcelos nº15 8ºE disse...

Boa noite.
Tenho familiares de porto antigo e de boassas e todos os anos vamos á festa de nossa senhora da Estrela.Este ano constou-me que não iria haver festa. Será mesmo verdade?? Se souberem alguma coisa por favor digam.

Obrigada. Inês Gregório

Associação Por Boassas disse...

Olá Inês
De facto este ano não há festa de Boassas. Penso que é o reflexo de várias coisas. Da crise (obviamente), do despovoamento crescente da aldeia e da necessidade premente de reorganizar a própria festa... Os tempos estão maus, mas para o interior rural...estão péssimos! A ÚNICA aldeia classificada de Cinfães merecia mais e melhor...seguramente! Obrigado pela sua participação neste espaço. Volte sempre.

Anónimo disse...

Realmente é verdade!! Eu acho que desde que existe,aquela festa é um dos "símbolos" da aldeia e com aquela tradição das canas e etc. ...
Segundo o que me disse a minha avó, penso que foi por causa de um desentendimento entre a antiga e a atual organização de festas de boassas e, por conseguinte,a atual organização, não conseguiu arranjar suficientes fundos para este fim. Penso que é muito triste, mas temos que aceitar. Enfim... Vamos ver se para o ano temos mais sorte...
Cumprimentos, Inês Gregório.