quarta-feira, maio 09, 2012

A Igreja românica da Ermida... um crime público!!!

Este vetusto templo foi o núcleo central da paróquia de S. Pedro da Ermida a partir dos fins do século XIII. Posteriormente foi Igreja Matriz do extinto concelho de Ferreiros de Tendais e sede paroquial da freguesia de Oliveira do Douro durante vários séculos. Apenas deixaria de funcionar como igreja em meados do século XX. É um templo de características românicas, cuja parte mais antiga aparenta ser a ábside e que M. Gonçalves da Costa refere como sendo "contemporâneo das origens cristãs na Península".
Hoje, para nossa tristeza (e vergonha), encontra-se completamente abandonado e a ameaçar ruína. O tecto da ábside já colapsou e algumas paredes começam a abrir brechas causadas pelas infiltrações... Num concelho que se diz pobre, a ignomínia de se poder dar ao luxo de deixar perder assim parte do seu mais importante património (e importante fonte de riqueza), parece-nos uma grave ofensa, sobretudo para com os seus habitantes e antepassados. E não nos venham com a desculpa de que não existe dinheiro para a sua recuperação, pois só o que se gasta em foguetes e outras imbecilidades que tais, daria para salvaguardar este e muitos outros monumentos!!!...

(Bibliografia consultada: "Boassas. Uma aldeia com história", Cerveira Pinto, Manuel, Edições Jornal Miradouro, Porto, 2008)

7 comentários:

Anónimo disse...

este exemplo é so um dos casos de abandono das riquezas deste concelho. Cinfães tem Historia, tem Cultura e tem belezas naturais. No entanto não são protegidas, não são divulgadas e acima de tudo foram esquecidas por nós Cinfanenses.

Kadàveryrrekiéto disse...

Acho muito bem! Um patrimònio dessa importância não deve ser deixado ao abandono. Se os seus conterraneos se dianmizarem haverà dinheiro para isso sem ter de cortar nos foguetes...

A VIDA NUMA GOA disse...

Que linda igreja, linda foto.

Lamentável o descaso.

Associação Por Boassas disse...

Caro "anónimo". De facto o problema maior parece ser a letargia e estado de embrutecimento em que se encontra a própria população cinfanense. Quando não nos damos sequer conta que (numa altura em que o turismo na região cresce cerca de 25%) este património pode ser um dos melhores meios para promover e desenvolver a região (a todos os níveis), algo vai muito mal!... Mas, quando temos um poder local cuja única preocupação parece ser festas e passeios, estará tudo dito.

P.S. Uma última nota apenas para dizer que, numa próxima oportunidade, por favor, assine o comentário, já que por norma não publicamos comentários anónimos. Este constitui excepção pela acuidade e importância do tema. Obrigado pela partcipação e até breve.

Associação Por Boassas disse...

Caro "Kadàveryrrekiéto". Não poderia estar mais de acordo com as suas palavras. Infelizmente, tal como disse no comentário anterior, o problema maior parece ser a própria "letargia" da população cinfanense. Obrigado pela participação. Até breve.

Associação Por Boassas disse...

Estimado "A vida numa goa". Obrigado pelo comentário e participação neste espaço. Volte sempre.

Miguel Agusto Sousa disse...

Estimados senhores, apesar de terem passado dois anos sobre esta vossa publicação, o problema mantem-se atual e a angustia de quem se preocupa com estes valores e com a irreversibilidade da sua perda é crescente!
Nesse sentido estou a organizar um passeio que passará pelo mosteiro de Ermelo, em baião, e pela Igreja de Ermida do Douro, em Cinfães, com o intuito de mostrar e alertar para o estado de degradação e iminente perda destes tesouros. Chamei-lhe "Rota dos tesouros perdidos" e espero que participem pessoas de várias regiões do Norte do País. Gostaria de contar convosco quando por lá estivermos! Será no próximo dia 20 de Julho da para da manhã. Miguel Augusto: miguelaugustosousa@gmail.com