domingo, fevereiro 19, 2012

Património (destruído) de Boassas


Mais um exemplar da genuína e tradicional arquitectura popular de Boassas que desapareceu. Desta vez foi o edifício que vemos na imagem, no lugar do "Fornelo". Sem qualquer projecto, sem licença, sem aviso de obra... sem cumprir qualquer legislação ou regulamento e a ocupar parcialmente a via pública. Foi demolida, para dar lugar a uma "maison" construída por um qualquer "pato-bravo". Isto na única aldeia classificada do concelho (Aldeia de Portugal, desde 2005), designada no Plano Director Municipal como Local de Valor Patrimonial e a integrar o Plano de Salvaguarda das Albufeiras da Régua e Carrapatelo (POARC). Se for apresentado o devido projecto na câmara, impecavelmente elaborado, provavelmente "chumba" porque falta uma vírgula!!!!!... Depois queixam-se da "crise", da "economia"... e sabe-se lá do que mais... não se queixam é da corrupção!!!!!...

4 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Só se pode lamentar o sucedido!
Troca-se o ouro pelo pechisbeque, o genuíno pelo postiço.

Associação Por Boassas disse...

Olá Rafael
Pois é... estamos em Portugal! Infelizmente a única coisa que se pode fazer é lamentar. Por isso esta é a nação do fado!... Posso acrescentar que a situação foi raclamada à câmara municipal, ainda a construção mal tinha iniciado, e até agora, passado mais de meio ano, nem sequer há uma resposta. Bendito povo que aassim elege estes seus representantes!!!!!!....

CampelodeSousa disse...

Por alguma razão se tem dito que PORTUGAL é um dos países mais corruptos da Europa!
Eu estou convencido que em Portugal o dinheiro se for necessario até compra a própria justiça !
Quem tiver dinheiro neste país pode fazer tudo e mais alguma coisa, e pior ainda, ninguem se atreve a desfazer.
Mas alguem se importa ou se tem importado com a beleza das ALDEIAS ?
ou com a conservação da paisagem e da natureza ?
Basta olhar para a destruição paisasistica do concelho de cinfães com a instalação dos monstros (das famosas ventoinhas).
Cinfães e aldeias vizinhas vão ter a energia mais barata, pois, pois !!!
Cinfães e aldeias vizinhas perderam o seu ENCANTO essa é que é a VERDADE, é um sapo que muito boa gente terá de engolir !!!
www.montao.blogspote.com

Associação Por Boassas disse...

Estimado campelo de Sousa
Infelizmente, concordamos plenamente consigo... De facto todos os "investimentos" feitos em Cinfães não só não têm trazido qualquer "desenvolvimento" para o concelhos, bem pelo contrário! A falta de planeamento, os investimentos "aleatórios", a má construção, a não conservação do património (seja ele construído ou natural), a corrupção, o despovoamento... Enfim, uma multiplicidade de factores tem feito com que não só não haja desenvolvimento como, inclusive, tenham aumentado os problemas e se tenha comprometido o verdadeiro desenvolvimento e mesmo o futuro das próximas gerações. Chamo a atenção para o artigo que transcrevemos sobre as opiniões do arq. Ribeiro Telles acerca destes mesmos problemas. Enfim... Continuemos a batalhar. Cumprimentos, obrigado pela sua participação (que sempre muito apreciamos) e até breve!