segunda-feira, novembro 21, 2011

Anedotário... cinfanense!


















No n.º 2 da revista MAGazine, publicada no passado verão, era feita uma elogiosa menção a Boassas. Assim, na página 51 da dita publicação, podia ler-se o seguinte:

"A aldeia típica de Boassas, onde viveu Serpa Pinto. Esta aldeia é uma "varanda sobre o Douro" e foi considerada a segunda aldeia mais portuguesa. Fica localizada na freguesia de Oliveira do Douro e os principais locais de interesse turístico são a "Casa Armoriada Setecentista", que pertenceu à família dos Serpas, a "Casa do Cubo" e a "Quinta do Revogado".

Tanto disparate num texto tão pequeno!!!!... Vejamos:

1. Serpa Pinto viveu em Boassas?... De onde foi tirada esta informação? Nunca li em lado nenhum que tal tivesse sucedido. Quem vivia em Boassas eram, isso sim, os seus avós maternos!
2. Boassas nunca foi "considerada a segunda aldeia mais portuguesa" (seja lá o que isso for). Participou, isso sim, no concurso da "Aldeia mais portuguesa de Portugal" em 1938, no qual não logrou sequer ir à final.
3. Não há em Boassas nenhuma "Casa Armoriada Setecentista", de seu nome!... Há a "Casa do Fundo da Rua", que penso que é à qual se querem referir e que foi a mesma onde viveram os avós maternos de Serpa Pinto.
4. Não há em Boassas nenhuma "Quinta do Revogado"!!!... Penso que o autor (o texto vem assinado como "município de Cinfães") quererá referir-se à "Quinta do Revogato", que foi da família Pinto Abreu e que fica localizada a cerca de 2 km de Boassas, em Oliveira do Douro.

É incrível no que se desperdiça o erário público!... Porque se inventa tanto disparate?... Qual o interesse em publicar tanta asneira?... Há livros! Há publicações! Há estudiosos!... Há inclusive uma monografia sobre Boassas que a câmara possui! Porque é que alguém acha que inventar estas coisas é positivo?
No entanto, aspectos que, de facto, seriam interessantes e importantes divulgar sobre a aldeia são omitidos.
Não é mencionado que a aldeia é a única classificada com uma figura turística (Aldeia de Portugal) em todo o concelho de Cinfães!
Não é mencionado que é o único lugar do concelho onde existe uma árvore classificada como de interesse público!
Não são mencionadas as outras casas nobres como a "Casa das Portelas", a "Casa do Cerrado" (1694), a "Casa da Calçada" ou a "Casa do Outeiro" (também setecentista - 1733)
Não é mencionado o alojamento turístico que aí existe: a "Casa do Lódão".
Enfim... seguramente que se a ignorância pagasse imposto, não havia crise!

domingo, novembro 20, 2011

Património da Humanidade do Alto Douro Vinhateiro ferido de morte


"Quercus apresenta denúncia à UNESCO e lança apelo a cidadãos

Património da Humanidade do Alto Douro Vinhateiro ferido de morte


A Quercus - ANCN formalizou uma segunda denúncia à UNESCO relativa à construção da barragem de Foz Tua a denunciar o imenso estaleiro em que se transformou aquela região classificada do Alto Douro Vinhateiro. Relembramos que a UNESCO classificou em 2001 o Douro como Património da Humanidade incluindo a Foz do rio Tua, sendo esta zona e todo o Vale do Tua um cartaz turístico relevante da região classificada.


A ferida que se rasga na foz do rio Tua, com os trabalhos de construção da Barragem do Tua em curso, é visível a quilómetros de distância, em diferentes locais de ambas as margens do Rio Douro.

Pretende a queixa agora apresentada impedir a consumação de um verdadeiro atentado a um património ambiental e cultural insubstituível.

Objecto de denúncia na queixa agora apresentada foi, também, a instalação de uma vasta rede de linhas de alta tensão em toda a região do Alto Douro desde Foz Tua até Armamar, com significativos impactos paisagísticos negativos.

Apelamos a todos os cidadãos e associações, nacionais e internacionais, que façam chegar o seu apelo à UNESCO no sentido de pressionar o governo português a parar com estas obras. Poderão fazê-lo através do e-mail
cnu@unesco.pt, recorrendo, se desejar, ao modelo de carta que disponibilizamos em anexo."

(Notícia recolhida no boletim da QUERCUS)

quinta-feira, novembro 17, 2011

I Encontro do Clube das Aldeias de Portugal


A ATA (Associação de Turismo de Aldeia), em associação com os vários parceiros do projecto Aldeias de Portugal, realizará no próximo dia 29 de Novembro 2011, no Auditório do Centro Hípico de Vinha de Mouros, em Cabeceiras de Basto, o I Encontro do Clube das Aldeias de Portugal.
Obviamente, a "Aldeia de Portugal" que também é Boassas, irá tentar estar presente.