sexta-feira, outubro 14, 2011

Os caminhos do Vale da Bestança

Os fantásticos caminhos pedestres que se encontram ao longo da Bestança são um património inestimável que se encontra em extinção e que deveria ser preservado. O mesmo poderemos dizer relativamente a toda a rede hidríca (moinhos, levadas, açudes, etc.)...

5 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Bela imagem! Saibamos aproveitar o que ela representa.
Em Armamar, onde habito, também existem variados trilhos outrora percorridos por animais de carga, incompatíveis pela sua diminuta dimensão com o atual transito motorizado. Ladeados por muros, os trilhos estão quase todos a serem destruídos pela eliminação de uma das paredes laterais.
Na madeira as levadas foram convertidas com sucesso em circuitos pedestres, delicias para os turistas.
Cumprimentos.

Associação Por Boassas disse...

Olá Rafael. Obrigado pelo comentário. Sim, esperemos que sobre alguma coisa da voragem de "progresso" que nos tem assaltado e que tem destruído todos este legado dos nossos antepassados. Felizmente que em alguns locais já há um despertar para estas riquezas. Não é o caso de Cinfães...infelizmente. Abraço e até breve.

Associação Por Boassas disse...

Olá Marisa :-)
Sim, já percorreste este caminho várias vezes. É o que leva ao moinho do Nascimento. Penso que a primeira atitude tem que ser de preservação. Há que identificar, inventariar e classificar. Depois apenas zelar pela sua manutenção e divulgar junto dos (cada vez mais) turistas que nos visitam e que tanto apreciam esta beleza... Obrigado pelo teu comentário. A APOBO fica a aguardar pela tua colaboração. Beijo e até breve.

Anónimo disse...

Este é de facto um caminho especialmente bonito que nos leva à Bestança e ao recanto do Nascimento :)
É fascinante percorrê-lo e ir observando a sua diversidade, sentindo as diferenças de cheiros e temperaturas consoante nos vamos aproximando ou afastando da água...e é um prazer respirar. Inteiramente disponível para passar à acção! Até já.

Marisa

Associação Por Boassas disse...

Ena, que bom!...Estamos à espera dessa colaboração. Sugiro que comeces por te fazer associada desta venerável associação... ;-)
Beijo