sexta-feira, dezembro 26, 2008

Um comentário... vindo de Espanha

Por princípio não publicamos comentários anónimos, este que foi publicado aqui parece-nos, no entanto, extremamente pertinente, de tal forma que decidimos dar-lhe destaque. Talvez seja bom apercebermo-nos, de uma vez por todas, de que estamos a jogar fora as nossas possibilidades de desenvolvimento e de futuro... O comentário diz assim:

"Tuve el privilegio de conocer la aldea (de Boassas) en el verano del 2006 y desde el punto de vista de un modesto estranjero me parece un paraje precioso, que por ejemplo en España no hemos sabido conservar y por lo que leo en los comentarios de ustedes, van por el mismo camino y seria una pena que estando ha tiempo de evitarlo no sean capaces de solucionar un problema que algunos canallas llaman modernidad, muito obrigado a todas las personas que hicieron de nuestra estancia un inolvidable recuerdo."

quarta-feira, dezembro 24, 2008

O Natal visto por Rubens e Jorge de Sena


Natal de 1971

Natal de quê? De quem?

Daqueles que o não têm?

Dos que não são cristãos?

Ou de quem traz às costas

As cinzas de milhões?

Natal de paz agora

Nesta terra de sangue?

Natal de liberdade

Num mundo de oprimidos?

Natal de uma justiça

Roubada sempre a todos?

Natal de ser-se igual

Em ser-se concebido,

Em de um ventre nascer-se,

Em por de amor sofrer-se,

Em de morte morrer-se,

E de ser-se esquecido?

Natal de caridade,

Quando a fome ainda mata?

Natal de qual esperança

Num mundo todo bombas?

Natal de honesta fé,

Com gente que é traição,

Vil ódio, mesquinhez,

E até Natal de amor?

Natal de quê? De quem?

Daqueles que o não têm?

Ou dos que olhando ao longe

Sonham de humana vida

Um mundo que não há?

Ou dos que se torturam

E torturados são

Na crença de que os homens

Devem estender-se a mão?

Jorge de Sena, Exorcismos

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Isenção transgénica...

A ASAE nomeou para dirigir a Comissão Técnica de Avaliação de Risco dos Alimentos Transgénicos a Doutora Margarida Oliveira, uma das pessoas que em Portugal mais tem defendido o uso desses mesmos transgénicos. A isto chama-se isenção, transparência, seriedade e rigor - tudo adjectivos com que nos tem brindado esta magnífica instituição desde a sua criação... O protesto está já em curso e pode ser feito através do Boletim Informativo da QUERCUS.

O texto do protesto a enviar ao Governo diz assim:

"Venho expressar a minha indignação pela nomeação da Doutora Margarida Oliveira para presidente da Comissão Técnica Especializada da ASAE responsável pela avaliação de risco dos alimentos transgénicos. Com efeito, e tal como detalhado no comunicado de imprensa recentemente divulgado pela Plataforma Transgénicos Fora, há anos que a Doutora Margarida Oliveira se empenha pessoalmente na promoção dos transgénicos em Portugal, inclusive tomando por eles partido para além do que pode permitir o estado do conhecimento na matéria e desprezando ostensivamente o princípio de precaução inequivocamente consagrado na legislação europeia. Considero pois que não estão reunidas as condições de independência científica e credibilidade previstas no regulamento da ASAE e que a Doutora Margarida Oliveira deverá ser demitida. Também a restante composição desta Comissão deverá ser revista, já que comporta elementos com perfil semelhante e que não oferecem garantias plenas de isenção e independência. Na ausência destas medidas estará em risco a saúde de todos os consumidores portugueses no que toca à avaliação dos reais riscos dos transgénicos."

segunda-feira, dezembro 15, 2008

"A maior parte dos municípios continua a deixar construir sem planos"

"GEOTA: A maior parte dos municípios continua a deixar construir sem planos."
Dez anos depois da entrada em vigor da Lei de Bases de Ordenamento do Território e Urbanismo, a situação continua “confrangedora”, construindo-se sem planos na maioria dos municípios, criticou hoje o grupo ambientalista GEOTA.(...)"
Notícia a ler na íntegra no "Público"

Já várias vezes temos repetido e afirmado que um dos maiores problemas ambientais é, seguramente, a falta de Planeamento e Ordenamento do Território que assola o território português. Falta dizer que, neste aspecto, o concelho de Cinfães é disto, todo ele, um dos mais tristes e confrangedores exemplos...

sábado, dezembro 06, 2008

Exposição Fotográfica de Lourenço Pereira




O grande fotógrafo cinfanense Lourenço Pereira inaugura uma exposição no Museu Serpa Pinto, no próximo dia 12, pelas 17.30h. A exposição intitula-se "Do Douro ao Montemuro pelo Bestança" e será, devido aos créditos artísticos e sensibilidade do autor, seguramente, a não perder!...

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Os animais salvam o planeta!

Uma série de episódios de animação que ajuda crianças e adultos a fazer pequenas coisas para ajudar a preservar o meio ambiente... Muito bem feito e com muito humor.

sábado, novembro 29, 2008

Página da Associação Cultural Serpa Pinto


Foi recentemente criada a página da Associação Cultural Serpa Pinto, facto que saudamos e aplaudimos. Infelizmente, o património da família que é a Quinta do paço da Serrana e que hoje pertence à Câmara Municipal de Cinfães, permanece ao abandono e em constante estado degradação acentuada. Que é feito da Fundação Serpa Pinto?... Da futura Casa-Museu?... Do Parque Natural, cultural e agrícola da Quinta do Paço?... e de tantas outras ideias que se poderiam aproveitar para que o concelho, com base nas suas próprias potencialidades pudesse assim desenvolver-se e mostrar-se ao país e ao mundo?... A resposta é que parece que isso "não está no âmbito" dos nossos governantes! É mais ceder por mais de meio século a interesses especulativos... A ver vamos o que nos diz o futuro.
Para aceder à página da ACSP
basta cursar sobre a própria imagem ou nas palavras sublinhadas.
(A fotografia pertence ao livro de Carlota de Serpa Pinto "Como Serpa Pinto Atravessou a África")

sábado, novembro 22, 2008

Boassas no BIOTERRA

As primeiras repercussões à edição do livro "Boassas. Uma Aldeia Com História" começam a fazer-se sentir. Assim, foi com alguma surpresa que vi que o João Soares colocou no seu fantástico BIOTERRA um artigo em que o livro é apresentado com grande destaque. Para além de falar ainda da inauguração da loja Opção, de um provável encontro de artistas e "blogueiros" e de outros temas. Obrigado caro João...

segunda-feira, novembro 10, 2008

Boassas - Uma Aldeia com História


Costuma-se dizer que "mais vale tarde do que nunca"... Pois, aí está! Foi finalmente editada a monografia sobre Boassas. O desenho gráfico é de Armando Alves e a edição é do Jornal Miradouro. É a edição, possível, de apenas 500 exemplares.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Catálogo do II Encontro recenseado na Biblioteca Municipal de Coimbra


Em pesquisa recente pelas páginas da internet, verifiquei que, após a recensão já verificada em Espanha pela Biblioteca Nacional, o catálogo do "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas" foi recenseado pela Biblioteca Municipal de Coimbra. Será o sinal de que neste país, afinal, nem todos andam "distraídos"?... Para aceder à página da ficha técnica basta "clicar" aqui, ou na imagem do próprio catálogo.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Duas perguntas

Ontem ouvi (na RTP2 - Jornal da Noite, 22.00h) uma notícia espantosa, que hoje tentei ver repercutida nos jornais e que não consigo encontrar. Dizia-se que a Segurança Social portuguesa perdeu mais de 255 milhões de euros com a queda da bolsa. Então o dinheiro do contribuinte é para jogar na bolsa? Para quem revertem os lucros? E o prejuízo, quem paga?... Realmente a notícia é tão inverosímil (justificaria a demissão imediata dos responsáveis) que provavelmente sonhei!

Já que estamos a falar na célebre crise, a segunda pergunta é: Porque é que os lucros das companhias bancárias e de seguros que estão a ir à falência são a dividir por meia dúzia e os prejuízos têm que ser a dividir por todos?

terça-feira, outubro 21, 2008

PROJECTO DAS “ROTAS DE CERÂMICA” APRESENTADO NA GALIZA

O projecto "Rotas de Cerâmica" foi apresentado numa sessão pública no passado sábado, dia 18 de Outubro, em La Coruña, aos ceramistas galegos que querem também criar naquela região espanhola os “Roteiros da Cerâmica em Galicia”.
A apresentação foi feita pela técnica do CENCAL, Dra. Vera Fortes, tendo o projecto português despertado enorme interesse.
Recorda-se que Boassas integra este projecto desde há alguns anos a esta parte (sem que contudo colha qualquer entusiasmo relevante a nível local...diga-se...)

quarta-feira, outubro 15, 2008

Nos 60 anos da criação do estado de Israel (e da não criação do estado da Palestina)


"Uma Terra Sem Gente, Para Gente Sem Terra"
É o título da exposição de Nuno Coelho com a colaboração de Adam Kershaw e está patente no ESPAÇO GESTO - Cooperativa Cultural , Rua Cândido dos Reis, 64 no Porto, até dia 31 de Outubro.
É composta por diversos posters de grande formato, com desenhos de contorno a preto-e-branco, que convidam os visitantes a preencher de cor usando os diversos lápis dispostos para o efeito. Nuno Coelho explora no seu trabalho conceitos como o vernáculo e a interactividade do público com diversos materiais impressos. Os posters mostram diversos mapas gráficos, assim como desenhos realizados a partir de fotografias recolhidas na sua viagem de um mês à Palestina em 2006 onde teve um contacto íntimo com a complexa situação da região.Com esta intervenção artística, Nuno Coelho traduz em narrativas as tensões sociais que fazem parte do quotidiano daquela região onde três continentes colidem, propondo uma nova abordagem de pensamento sobre oconflito israelo-árabe, assim como um olhar crítico mas também irónico, que poderá mostrar o absurdo da situação presente.Essa sensação de absurdo é enfatizada ao falar da actual situação social e política recorrendo a um imaginário e uma linguagem infantil. O trabalho vai ao encontro da opinião do autor que crê que apesar de haver um discurso global sobre a Palestina, poucas pessoas conseguem ver além das imagens e títulos chocantes gerados pelos media e compreender os princípios básicos do conflito.Para além disso torna-se importante questionar se poderá um acto artístico conter em si imenso significado político sem assumir um determinado ponto de vista ou sem aspirar a ser transgressor, subversivo ou activista. Tal como a negação da Filosofia é já de si um acto filosófico, talvez a tentativa de mostrar um trabalho apolítico seja também ela detentora de uma forte posição política.Nuno Coelho é Designer de Comunicação, actualmente a viver e a trabalhar na cidade do Porto. "Uma Terra Sem Gente, Para Gente Sem Terra" é a sua primeira exposição individual com trabalho criado propositadamente para o efeito.http://www.nunocoelho.net/index.php?opcao=3&ling=1&id=35

quinta-feira, outubro 02, 2008

Catálogo "Culla 2007" fala de Boassas


O catálogo do "I Encuentro Internacional de Arte - Culla 2007", refere os "encontros" de Boassas, que inclusive inspiraram a realização deste evento. Isto em Espanha, do outro lado da península, numa pequena vila da província de Valência e graças à perseverança do organizador, Mariano Poyatos. Em Boassas, já o dissémos, duvidamos que o evento se volte a repetir. Fica a memória e a sensação de que, pelo menos, esta repercussão é o indício de que valeu a pena.

sexta-feira, setembro 26, 2008

Lançamento de novo livro de Lúcia Vaz Pedro


Lúcia Vaz Pedro lança um novo livro este fim de semana. A obra tem a chancela da Gailivro e é uma história para crianças com ilustrações de Raquel Pinheiro. A obra é lançada no dia 28 de Setembro, pelas 16 horas, no pavilhão Multiusos de Gondomar.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Rute Rosas em Cerveira


Rute Rosas inaugura uma exposição/intervenção, no próximo sábado, em Vila Nova de Cerveira. A ver até 18 de Outubro.

quarta-feira, setembro 17, 2008

A ferradura na porta


Em Boassas era tradição colocar uma ferradura na porta principal da casa. Dizia-se que dava sorte e protegia contra "a coisa ruim"... As casas hoje estão abandonadas, e as poucas que o não estão têm portas de alumínio, onde não cabe a ferradura, nem as tradições, nem a cultura...

quinta-feira, setembro 04, 2008

"A História das Coisas"... ou o mundo em extinção!

Um vídeo muito "didático" que, de forma simples e entre muitas outras coisas, conta como a sociedade ocidental industrializada vive à custa dos países mais pobres... (Para visualizar, "clicar" no título ou aqui)
(Com um agradecimento ao "Espaço Centoecatorze")

quarta-feira, setembro 03, 2008

"Turismo e ambiente"

"Portugal é sem dúvida um interessante e importante destino turístico e como tal deve ser convenientemente planeado no sentido de não se tornar auto-destrutivo, garantindo a manutenção dos valores naturais e humanos que sustentam a própria actividade. (...)"
(Artigo de Hélder Spínola a ler na íntegra in "Boletim da Quercus de 03-09-2008")

terça-feira, agosto 12, 2008

Novas "ligações recíprocas"

Recentemente entraram para o rol das ligações recíprocas do "Boassas", os seguintes blogues:
Arquitectura D'Ouro (património construído e natural)
O Diário do Alarife
(arquitectura e urbanismo)
Galena Transcendental (fotografia, arte, cultura)

sexta-feira, agosto 01, 2008

Notícias do dia

“Todo o investimento que requer subsídios ou é prematuro ou nunca será viável”
Um interessante artigo de José Rui Fernandes a ler no "Quinta do Sargaçal"


"Edifícios: Uma nova era?"
A certificação energética de edifícios em foco no editorial do Boletim n.º 111 da QUERCUS

terça-feira, julho 29, 2008

As "ameaças" sobre o Bestança


O rio Bestança continua a ser alvo da atenção dos pretensos "desenvolvedores" do país. Depois de encherem a Serra de Montemouro de "ventoinhas", de fazerem no Douro uma das maiores barragens do país (Carrapatelo), de construírem mini-hídricas nos rios Ardena e Cabrum, continuam a insistir em fazer barragens no Bestança. Cinfães é, seguramente, um dos concelhos do país que mais energia produz (e provavelmente dos que menos consome), no entanto a energia não é aí mais barata, nem consta que os habitantes tenham lucrado muito com estes investimentos, já que continua a ser um dos menos desenvolvidos do país...

sábado, julho 26, 2008

Novo livro do Professor Jacinto Rodrigues


Foi recentemente publicado um novo livro do Professor Doutor Jacinto Rodrigues. Trata-se de uma colectânea de diversos textos fulcrais, onde "o autor faz uma reflexão sobre a problemática da ecologia. Explicita perspectivas para o desenvolvimento ecologicamente sustentado. Pensa processos que facilitem um decrescimento sustentável em relação a pretensas necessidades do consumismo.
São aqui apresentadas acções exemplares que podem constituir alternativas ao ensino e que estabelecem medidas de transição face ao actual modelo insustentável de sociedade dominante."
Jacinto Rodrigues é Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), onde rege actualmente a cadeira de "Ecologia Urbana". É investigador do Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da mesma Universidade.

terça-feira, julho 22, 2008

O Mito da Energia Nuclear

"Nos últimos anos tem surgido alguma discussão em torna da possibilidade de construir em Portugal uma central nuclear. Frequentemente, nesta discussão, o nuclear tem sido apresentado como sendo uma energia limpa e barata, ideias que não correspondem à realidade. Na verdade, considerando todos os custos inerentes ao ciclo de vida de uma central, a energia nuclear é muito mais cara do que as outras formas de produção de electricidade, especialmente se se considerarem os custos do tratamento dos resíduos por centenas e mesmo milhares de anos. Contrariamente ao que muitas vezes é referido, a produção de energia nuclear não é isenta em termos de emissões de gases de efeito de estufa responsáveis pelas alterações climáticas. A sua construção é uma importante fonte de emissões, mas principalmente a exploração do urânio e também o transporte dos resíduos para processamento ou armazenagem, acabam por contribuir significativamente para este balanço.
Por outro lado, para além do problema da longevidade dos resíduos nucleares (dezenas a centenas de milhar de anos), esta fonte de energia eléctrica não é renovável e prevê-se que as reservas de urânio não durem mais do que algumas décadas. Acresce que a exploração de urânio representa graves problemas ambientais, como o testemunham o passivo ambiental deixado por esta actividade em Portugal."

In "Boletim Electrónico da Quercus n.º 114" de 22-07-2008

Sobre este tema ver também no blogue "Quinta do Sargaçal" o artigo "Manobra nuclear"

sexta-feira, julho 11, 2008

Rua de Serpa Pinto


A propósito do artigo anterior, aproveito para recordar o trabalho que os dois ceramistas (Fernando Malo e Rafael Pérez) ofereceram a Boassas, nesse já longínquo primeiro "Encontro". A placa toponímica que designa agora a artéria principal de Boassas e que homenageia o grande descobridor africano - Serpa Pinto, cujos avós maternos viviam em Boassas - é agora mais um valor patrimonial da aldeia.

Rafael Perez de novo em Boassas


O artista Rafael Perez Fernadez que, recordo, esteve presente na primeira edição dos Encontros Internacionais de Ceramistas, no ano de 2004, esteve novamente em Boassas. Mais uma vez, fica provada a importância turística e cultural do evento, que passados quatro anos continua a trazer visitantes (ilustres) à aldeia. Aqui o vemos, na foto, acompanhado do seu colega e amigo, o aragonês Fernando Malo, durante os citados "encontros"...

sexta-feira, junho 27, 2008

"Aldeias de Portugal" visitam Boassas


Boassas foi novamente visitada por elementos das "Aldeias de Portugal". A intenção primeira foi recolher imagens e depoimentos sobre a aldeia, o seu património e a sua história, para integrar as exposições nas feiras de turismo nacionais e internacionais em que a organização vem participando. A nota negativa desta visita, ficou-se pela constatação da destruição do património construído (a arquitectura popular e tradicional, que continua a não ser protegida), pela má conservação dos caminhos e arruamentos e pelo muito lixo que polula pela aldeia.

quarta-feira, junho 25, 2008

Blade Runner - "The Final Cut"


Trata-se provavelmente de um dos filmes que mais marcou a história da arquitectura do último quarto de século e sobre o qual, provavelmente, todos os meus alunos já me ouviram falar... A versão definitiva do realizador (Ridley Scott) pode agora ser vista no cinema UCI Arrábida (Gaia).
"É um filme ícone, mítico, um daqueles que vai ficar na história do cinema (...)", assim começa o texto crítico do jornal "Público" (clicar aqui para ler o texto completo), apenas corrigiria dizendo que é um filme que faz já parte da história do cinema. A rever por quem conhece as versões anteriores e não perder por quem nunca viu...
Para aceder à página oficial do filme, "clicar" na imagem.

quarta-feira, maio 21, 2008

Feira Aquiliniana na Aldeia da Lapa


Vai decorrer, na Aldeia Classificada da Lapa, em Sernancelhe, nos dias 24 e 25 de Maio, a V Feira Aquiliniana onde estarão em destaque artesanato e produtos regionais.

Para consulta do cartaz do evento - ver aqui

Mais informações disponíveis no site oficial da Câmara Municipal de Sernancelhe – www.cm-sernancelhe.pt

sábado, maio 17, 2008

Património desaparecido...


Trata-se pois de mais um exemplar de genuína arquitectura popular que desapareceu em Boassas. A aldeia vai-se assim esvaziando de património na mesma proporção que se esvazia de pessoas. Não posso deixar de relacionar uma coisa com a outra. A cultura que existia antigamente (mesmo em pessoas analfabetas...) hoje não existe, embora as pessoas saibam escrever o seu nome. Este é seguramente um caso paradigmático, na medida em que a casa havia adquirido poucos meses antes da sua demolição um parecer favorável por parte da Direcção Geral de Turismo, para ser uma unidade de turismo rural (eu próprio tratei do caso, gratuitamente). Obviamente, com esta aprovação, o seu valor havia-se multiplicado, no entanto o que aconteceu foi a sua demolição (sem que eu tivesse sido sequer informado...). Claro que há também uma palavra para as autarquias que permitem este tipo de atentados quando a aldeia está classificada como de "Valor Patrimonial"... Mas aí também a questão cultural é grave!

quinta-feira, maio 15, 2008

Turismo em Portugal cresce 9%

O turismo em Portugal parece ser um dos poucos sectores a escapar à crise geral que desvasta o país. Porém se é verdade que este ainda possui muitos atractivos que impelem a visita de estrangeiros, também é verdade que, à custa de PIN'S (Projectos de Interesse Nacional, que permitem construir em reservas e locais protegidos), falta de planeamento urbanístico e ordenamento do território e outras coisas que tais, a delapidação do ambiente, dos recursos, da paisagem e do património não pára. E assim, aquela que poderia ser uma das poucas tábuas de salvação está também em perigo. Não será despiciendo aqui referir que o Algarve também teve um aumento exponencial de turistas estrangeiros e que agora, se não fosse o aumento dos portugueses que cada vez mais procuram as praias algarvias, a recessão já se teria iniciado...

domingo, maio 11, 2008

O filme da semana

Após quase dez anos de ausência, Francis Ford Coppola está de volta com um magnífico filme. Ainda pode ser visto nas seguintes salas do Porto:

Medeia Cidade do Porto
Sala 3
14h05, 16h30, 21h30
Tel. 226009164

UCI Arrábida 20
Sala 19
15h55, 18h40, 21h25, 00h15


[Para ver mais informação sobre o filme (incluindo "trailer") basta carregar na imagem]

segunda-feira, maio 05, 2008

Palestra sobre Serpa Pinto


O insigne historiador cinfanense Nuno Resende vai proferir uma palestra sobre Serpa Pinto no próximo dia 9 do corrente, pelas 20.00h, na Estalagem Porto Antigo. A palestra/jantar é organizada pela Associação Cultural Serpa Pinto e pelo Rotary Club de Cinfães. Mais informações podem ser obtidas no seguinte endereço: ac.serpa.pinto@gmail.com. Será de recordar que a estalagem era propriedade da família grande descobridor e que em Boassas, na Casa do Fundo da Rua, viviam os seus avós maternos.

(A fotografia foi obtida a partir do livro "A Vida Breve e Ardente de Serpa Pinto", escrito pela sua filha Carlota de Serpa Pinto).

segunda-feira, abril 28, 2008

Nova exposição de Rute Rosas


Inaugurou no passado dia 19 de Abril uma nova exposição de Rute Rosas, na Galeria de Arte "Espaço Ilimitado", na Rua de Cedofeita n.º 187. A exposição intitula-se: "Não há príncipe azul no elefante cor-de-rosa" e pode ser vista às sextas e sábados das 16 às 19.00h e estará patente até ao próximo dia 24 de Maio. Como curiosidade, refira-se que o licor que faz parte da instalação é procedente da "Casa do Cubo", de Boassas. A ver...

Novo livro de Lúcia Vaz Pedro


Vai ser lançado no próximo dia 8 de Maio, pelas 19.00h, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia, o novo livro de Lúcia Vaz Pedro, com ilustrações de Pedro Pires. Trata-se de um livro infantil, intitulado "O E.T. Serafim e os Jogos em Pequim" e é lançado sob a chancela Gailivro.

sexta-feira, abril 25, 2008

O desastre dos biocombustíveis... ou como nem tudo o que parece verde é!

Os biocombustíveis são um desastre ambiental, estão a agravar a fome no mundo e a contribuir ainda mais para ao aumento do efeito de estufa. Há já regiões do mundo onde se têm verificado revoltas pelo aumento generalizado dos cereais.
"(...) Se os biocombustíveis não podem ser produzidos em habitats virgens, ficam confinados à terra agrícola existente o que significa que sempre que enchermos o depósito do carro estaremos a tirar comida da boca das pessoas. Isto, por sua vez, vai conduzir ao aumento do preço da alimentação, o que estimula os produtores a destruir os habitats selvagens – florestas e tudo o resto – para os produzirem. Poderemos ficar descansados com a moralidade das nossas leis, mas os impactos vão ser os mesmos. Não há saída para isto: num planeta finito com alimentos limitados ou competimos com os famintos ou cultivamos mais terras. (...)"
Excerto de um texto de George Monbiot
Publicado no jornal GUARDIAN a 12 de Fevereiro de 2008 (clicar para ler texto completo)
O tema é amplamente comentado e debatido no BIOTERRA

segunda-feira, abril 21, 2008

República das bananas...




As fotos documentam obras a ser executadas neste momento junto ao rio Bestança, no local das Cinco Rodas. Trata-se de uma zona que é REN (Reserva Ecológica Nacional) e ao abrigo do POARC (Plano de Ordenamento da Albufeira do Carrapatelo). Num local onde nem sequer se poderia mexer no coberto vegetal (árvores e arbustos), tudo foi arrasado, inclusive o próprio CAMINHO PÚBLICO!!!!!!!...
As referidas obras estão também a menos de 50 metros do rio, em zona de protecção dos próprios aquíferos e nunca poderiam ser levadas a efeito. Não vimos também qualquer placa de licenciamento, ou sequer a identificar quem é o responsável por esta aberração. Curiosamente, se se apresentar um projecto, em que nada seja destruído, que não derrube uma árvore que seja e que tenha todo o cuidado com o meio envolvente este é imediatamente reprovado na câmara...

domingo, abril 13, 2008

"O Lado Selvagem" - O filme da semana...


O LADO SELVAGEM / INTO THE WILD . Sean Penn
com Emile Hirsch, Marcia Gay Harden, William Hurt

"O filme, tão belo e tão sentido, é também um manifesto sobre a possibilidade que ainda resta de inventar ou pelo menos reinventar o cinema da estrutura narrativa à composição visual, da utilização livre da palavra, dita ou escrita, ao trabalho com os actores, despidos de qualquer glamour, de qualquer maquilhagem que os impeça de ser o que verdadeiramente importa: seres humanos, tão humanos como há muito não víamos. "O Lado Selvagem" é assim um poema audiovisual - não podemos esquecer as espantosas melodias de Eddie "Pearl Jam" Vedder - sobre a vida e o seu valor, sobre a morte e a sua inelutabilidade, sobre a felicidade. Uma experiência cinematográfica sublime, construída sobre uma experiência de vida radical, trágica mas inspiradora."
João Antunes, in "Jornal de Notícias"

Última semana no Porto para ver este excelente filme. Não foi conquistador de "Óscares", mas isso não lhe tira nenhum mérito. Talvez, bem pelo contrário.... Mais informação em: http://www.intothewild.com

segunda-feira, março 24, 2008

Fernando Malo e Javier Fanlo em Boassas


Os ceramistas aragoneses Fernando Malo e Javier Fanlo visitaram Boassas. Na foto podemos ver ambos a ladear um outro conhecido ceramista - Rafael Pérez - aquando do I Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas, em 2004. Javier Fanlo - à esquerda na foto - nesta sua nova passagem por Boassas tornou-se sócio da associação local, contribuindo para aumentar o crescente (e significativo) número de associados espanhóis. Os "encontros" continuam a frutificar e a ser, seguramente, os maiores dinamizadores do turismo em Boassas...

domingo, março 09, 2008

Um artigo que fala de Boassas (e não só...) e uma nova "ligação recíproca"...

O blogue "O António Maria" dedica, num artigo intitulado "Aeroportos 50", algumas linhas a Boassas e à região, onde destaca a "Casa do Lódão" e a "Quinta da Ventuzela", facto que, óbviamente, muito me lisoenjeia...
Descobrimos casualmente uma nova ligação para o nosso Boassas. Chama-se "ABC da Arquitectura Paisagista" e merece bem uma visita. Já retribuímos a gentileza...

sexta-feira, março 07, 2008

Novas eleições dia 21 de Março

A direcção da APOBO vem través da presente informar todos os associados que se irão realizar novas eleições para os corpos gerentes desta instituição, uma vez que na data anterior não houve comparência de número suficiente de associados nem apresentação de qualquer lista. Assim, durante a próxima semana, irão ser enviadas novas convocatórias a todos os associados que se encontrem no pleno gozo dos seus direitos.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Será (mais uma) anedota?


O jornal Público refere na sua edição de 11 de Fevereiro que o Governo irá delegar nas autarquias a delimitação da Reserva Ecológica Nacional. A notícia é também abordada (e amplamente criticada) pela associação ecologista QUERCUS. De facto não podemos deixar de nos questionar como é que a gestão e ordenamaento do território pode ser atribuída às câmaras municipais quando estas não estão mínimamente equipadas com técnicos qualificados para o efeito, nomeadamente arquitectos e (ou) urbanistas. Também não deixa de ser curioso que enquanto isto sucede a revogação do famigerado 73/73 continue "na gaveta"... Está aberta a sugestão para um amplo debate onde os arquitectos, indubitavelmente, terão uma palavra a dizer...

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

I Feira do Cânhamo

Vai-se realizar no Porto, no Mercado Ferreira Borges, nos próximos dias 16, 17 e 18 de Maio a 1ª Feira do Cânhamo - Mostra Internacional das aplicações e tecnologias alternativas. Sobre esta fantástica planta já aqui falámos há algum tempo atrás.
Para saber mais sobre esta mostra basta digitar ou "clicar"
http://www.feiradocanhamo.com

terça-feira, janeiro 22, 2008

Jornadas Quercus de Arquitectura sustentável

O Núcleo Regional do Porto da Quercus está a organizar, para os dias 23 de Fevereiro, 29 de Março, 19 de Abril e 24 de Maio no Museu Nacional Soares dos Reis, as “Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável”.
Para mais informações basta "clicar" aqui, ou na palavra sublinhada.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Caminhada à Aldeia da Pena - 26.01.2008


A associação Terra Batida, leva a efeito já no próximo dia 26 uma caminhada à belíssima Aldeia da Pena.
Mais informações através do mail:terrabatida@armail.pt ou em: www.terrabatida.com