sexta-feira, março 31, 2006

Sociedade e Território. Movimento de eco-aldeias

«A Fundação Rede Global de Eco-aldeias, com sede internacional na Dinamarca, coordena autogestionariamente múltiplas redes continentais. É uma associação sem fins lucrativos que procura articular experiências de grupos que desejam construir o habitat de um modo ecologicamente sustentável. Informação, troca de experiências, exposições e actividades de formação são as múltiplas vertentes de rede internacional que se expressa em numerosos países e cuja sede europeia está agora implantada na Itália: GEN Europe, Via Torri superiori 5, 18039, Ventimiglia, Italy, e.mail: info@gen-europe.org. (...)»

Assim começa o "novo" texto do Professor Doutor Jacinto Rodrigues publicado recentemente no "Desenvolvimento Ecológicamente Sustentável II".

A ler também por quem pretenda ter uma noção de qual o desenvolvimento que desejamos para Boassas (e não só...).

sexta-feira, março 24, 2006

Enrique Mestre. Convidado Especial do II Encontro...



"Gres", 2003. 33 x 56 x 19 cm. (Foto: Manuel Artero).


Né à Alboraia, près de Valence, en 1936, Enrique Mestre vit et travaille dans sa ville natale.

Après des études de professeur de dessin et parallèlement à une activité de graphiste, Mestre entreprit des études céramiques à l'École pratique de céramique de Manises. En 1963, il obtint son diplôme de technique céramique, suivi, en 1970, d'un diplôme de céramique artistique. Il perfectionna ses connaissances à l'École d'arts appliqués de Valence qui lui délivra un diplôme en arts appliqués, spécialité céramique, en 1972. Dix ans plus tard, il était licencié ès beaux-arts de la Faculté San Carlos de Valence.

Pendant de nombreuses années, Enrique Mestre enseigna la céramique à l'École d'arts appliqués de Valence. Depuis les années 1960, l'artiste s'exprime aussi bien à travers la peinture, le dessin que la céramique.

quarta-feira, março 22, 2006

Frits Schuitemaker visita (novamente) Boassas

Boassas irá contar novamente com a presença de Mr. Frits Schuitemaker. Trata-se do coordenador, na Holanda, do projecto VOT «Villages of Tradition», que já outras vezes esteve em Boassas e de quem já falámos aqui e aqui. A sua visita prende-se com o desenvolvimento de um projecto de parceria entre Boassas e a sua aldeia na Holanda (Lutjegast) e também com o interesse despertado pelo "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas". Desta feita virá acompanhado da sua esposa e irá ficar hospedado na "Casa da Geada", próximo de Chã, a convite da APOBO, uma vez que em Boassas não há já alojamento disponível. Seja bem-vindo, mais uma vez, caro Frits...

segunda-feira, março 20, 2006

II Encontro... Divulgação em Espanha e Portugal


ESPANHA
Há já algum tempo que a notável revista de cerâmica espanhola "Ceramikarte" está a divulgar a 2.ª edição dos encontros de Boassas. Foi, na realidade, o primeiro meio de comunicação social a mostrar interesse e a divulgar o evento.

Também a revista espanhola "Ceramica" está a dar grande destaque a este "segundo encontro" nomeadamente através da sua interessante página da internet.

O ceramista aragonês Fernando Malo, que esteve na 1.ª edição dos encontros, está a divulgar esta segunda edição no seu recém-criado blog.


PORTUGAL
A Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local está a divulgar o "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas", na sua página intitulada "A Minha Terra".

Da mesma forma, também a "Rede Portuguesa Leader+" se encontra a divulgar o "Encontro", na secção de "Notícias" da sua página da internet. Pela primeira vez vemos Boassas a integrar um evento divulgado pela ATA (Associação de Turismo de Aldeia), onde ambos os logótipos aparecem lado a lado... (é bonito!...)

O nosso omnipresente e brilhante "Sargaçal" também nos brinda com um grande destaque, através de uma ligação permanente a partir da sua "Agenda".

O recém-descoberto blogue "Sardinha em Lata" também dedica um grande destaque ao "Encontro de Boassas".

sexta-feira, março 17, 2006

II Encontro... Actualização de programa.



Depois das alterações verificadas nos últimos dias, encontra-se finalmente definido o programa da 2.ª edição do "Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas".
O evento tem este ano o apoio da Cooperativa Dólmen, associação de desenvolvimento local gestora do PIC Leader+ do Entre Douro e Minho e Douro Sul, na “Promoção de Eventos de Índole sócio-cultural”, serviço prestado pela ATA (Associação de Turismo de Aldeia), no âmbito do projecto de cooperação inter-territorial “Dinamização dos Territórios Rurais do Entre Douro e Minho e Douro Sul”.
Estão também confirmados os patrocínio de diversas entidades, nomeadamente: Governo Civil de Viseu; Instituto Cervantes; Museu Nacional de Cerâmica González Martí (Valência); Junta de freguesia de Oliveira do Douro; Câmara Municipal de Cinfães e Região de Turismo Douro-Sul.
Estarão presentes os seguintes artistas/ceramistas: Thomas Weber (Alemanha); Enrique Mestre; Fernando Malo; Jesús Castañón; Juan Ortí; Myriam Huertas; Xavier Monsalvatje (Espanha); Heitor Figueiredo e Sofia Beça (Portugal) e o músico português, Gustavo Costa.
As grandes inovações desta próxima edição serão: a participação do mestre César Teixeira, como artesão da região convidado, que fará uma demonstração de cozedura na soenga; a criação de um espaço de aprendizagem para as crianças com o acompanhamento de um professor (duas hora por dia, durante a semana); um concerto de encerramento e a abertura de um espaço de exposição.
Está a ser comercializado em Espanha, através da revista Ceramikarte, o vídeo do 1.º encontro.

Ainda sobre a primeira edição pode ler-se um interessante artigo no "Jornal do Centro", intitulado "
Fazer cerâmica com vista para o Douro".

O programa, para a próxima edição é o seguinte:

II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas
De 8 a 22 de Abril de 2006

Dia 8 sábado: Recepção dos ceramistas
Apresentação da temática dos trabalhos a realizar.
Tarde: Reconhecimento do local, montagem da exposição e das bancadas de trabalho.
Dia 9 domingo: Sessão de abertura
Inauguração de mostra de trabalhos dos autores presentes.
Modelação (inclui amostras de paletas para experiências de vidrados).
Dia 10 segunda-feira: Modelação.
Dia 11 terça-feira: Modelação.
Dia 12 quarta-feira: Modelação. Acabamento e secagem das peças produzidas.
Dia 13 quinta-feira: Montagem de fornos de papel, de lenha, a gás e soenga.
Dia 14 sexta-feira: Chacota das peças. Preparação dos vidrados.
Experiências com os vidrados nos vários fornos, para elaboração das paletas de cor.
Dia 15 sábado: Chacota das peças. Vidragem e cozedura das peças.
Dia 16 domingo:[Páscoa] Dia de Descanso. (Passeio e confraternização entre os ceramistas participantes).
Dia 17 segunda-feira: Montagem de fornos de papel e Cozeduras.
Dia 18 terça-feira: Cozeduras.
Dia 19 quarta-feira: Cozedura de peças.
Dia 20 quinta-feira: Cozedura de peças.
Dia 21 sexta-feira: Cozedura de peças.
Tarde: Mesa redonda. Reflexão sobre os resultados.
Dia 22 Sábado: Arrumação e limpeza do espaço de trabalho.
Sessão de encerramentoNoite: Concerto pelo Trio "Lost Gorbachevs" (Gustavo Costa - bateria e percussão; Henrique Fernandes - Contrabaixo; João Martins - Saxofone)

quarta-feira, março 15, 2006

"Últimas" sobre o "Encontro"...

Em pouco tempo o "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas" teve grandes alterações ao nível dos seus participantes. Assim, infelizmente, por motivos de saúde, não vai ser possível contar com a presença de ARCADIO BLASCO nesta edição. Em contrapartida, o "Convidado Especial", passará a ser o grande artista ENRIQUE MESTRE, que já confirmou a sua presença. Também Rafael Pérez, por motivos de força maior, não poderá participar, sendo substituído por Xavier Monsalvat. Por sua vez Javier Fanlo é substituído por Jesús Castañón.

Soubémos entretanto que o Instituto Cervantes vai dar destaque e dedicar a capa da sua próxima revista ao "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas".

Também o Minha Terra, espaço de divulgação da Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, está a dar destaque ao evento de Boassas.

segunda-feira, março 13, 2006

Tempo de cinema...


Em poucos dias, três filmes notáveis... Ou melhor um documentário e dois filmes. O tema é, mais ou menos, sempre o mesmo. A exploração, a todos os níveis e de forma brutal, do terceiro mundo pelo "ocidente civilizado"... Sobre o documentário, intitulado "O pesadelo de Darwin", já aqui falámos. Desta feita, porém, vimos o notável "O fiel jardineiro", de Fernando Meireles. Vale a pena ler o comentário de RS no seu Cinema para Indígenas. Sobre o arrasador "Syriana", falaremos (oxalá) dentro em breve...

sexta-feira, março 10, 2006

"Tradiciones/Tradições"


A Associação Por Boassas formalizou recentemente um protocolo com a Cooperativa Dólmen no sentido de desenvolver uma parceria relativamente ao projecto da Iniciativa Comunitária Leader+, designado "Tradiciones/Tradições". Este é um "projecto de carácter transnacional (Portugal, Espanha e França), cujo objectivo é a recuperação de festas e gastronomia, ligadas às tradições agrícolas e pecuárias e a realização de actividades culturais conjuntas, com vista à criação de uma nova fonte de atracção turística e recuperação deste legado popular." Oportunamente, daremos mais informações sobre este projecto e seu desenvolvimento.

segunda-feira, março 06, 2006

II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas



A cerca de um mês do início do "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas" a Associação Por Boassas orgulha-se de poder afirmar que tudo se encontra praticamente definido quanto ao programa desta nova edição. Assim, na passada quinta-feira foi aprovado pela Assembleia Geral da Dólmen a candidatura do evento ao Programa Leader +, pelo que está garantida a sua edição. Recordamos que paralelamente ao evento irão decorrer outras actividades, nomeadamente: um "atelier" de cerâmica para crianças; um concerto de encerramento; uma mostra/exposição de trabalhos dos autores presentes e uma mostra de etnografia e produtos locais. Falta ainda confirmar o lançamento do livro "Boassas - Uma Aldeia Com História" e o encontro da "Associação de Turismo de Aldeia".

Para além da referida Cooperativa Dólmen assumiram já o patrocínio do evento as seguintes entidades: Instituto Cervantes (Espanha); Governo Civil de Viseu; Museu Nacional de Cerâmica González Martí (Espanha); Câmara Municipal de Cinfães e Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.

Mais informações sobre o evento em:
http://www.ceramistasemboassas.blogspot.com

[A foto dá-nos uma ideia do evento de 2004, vendo-se os ceramistas Javier Fanlo, Juan Ortí, Fernando Malo e Kaori Yamauchi, aquando da visita de alguns alunos da Escola de Boassas]