Tudo (e mais alguma coisa) sobre Boassas . Aldeia de Portugal... "A viagem tempera o carácter" (Provérbio árabe)
sexta-feira, outubro 28, 2011
A arquitectura tradicional de Boassas
Um dos já muito raros exemplares de arquitectura tradicional existentes em Boassas, localizado na Rua Serpa Pinto, junto ao Largo do Casal.
6 comentários:
Anónimo
disse...
Sou brasileira e me chamo Lucilia Gregório, e esta casa pertenceu a minha avo Leonilde do Céu e meu avô se chama Deocleciano Ribeiro da familia dos Gatos. Meus dois irmão nasceram nessa casa. Sou neta de João Gregório e Conceição do Amaral Pereira. Estamos muito honrados em saber que seu blog abre e aparece essa casa. Meu pai em 82, mandou fazer bancos novos para a igreja de Nossa Sra. da Estrela e meu irmão Jose Maria Pereira em 2006 mandou reforma a igreja e nela há um placa com seu nome. Meu e-mail é luciliafranca1@ig.com.br Desde ja um abraço. Lucília Gregório
Estimada Sra. D. Lucília Gregório. Ficamos deveras contentes com a suas palavras e é uma enorme alegria saber que o nosso blogue é veículo de ligação com a comunidade "boassense" espalhada pelo mundo. É, porém, uma enorme pena que estes belíssimos exemplares de arquitectura popular e tradicional não sejam mantidos e recuperados, pois eles constituem uma das maiores expressões da cultura e saber dos nossos antepassados. Infelizmente em Cinfães o défice cultural continua a ser imenso e as aldeias sofrem a atitude da ignorância dos nossos governantes. A associção por Boassas intenta modificar este estado de coisas, mas somos poucos (cada vez menos) a tentar viabilizar o futuro da nossa aldeia. A sua família é ainda bem conhecida e falada em Boassas, pois como exímios pedreiros que eram deixaram uma obra muito bela e que ainda perdura e que esperemos que saiba ser apreciada e preservada, algumas das quais falo no meu livro "Boassas. Uma aldeia com história", num artigo inteiramente dedicado aos "Pedreiros de Boassas". Relativamente à estátua de Sta. Bárbara de que falava há tempos, é com alegria que informo que já descobri a sua localização e que dentro em breve irei publicar aqui uma sua imagem. Agradecemos a sua participação. Volte sempre. Cumprimentos. Cerveira Pinto
Nesta casa moraram os meus tios Maria do Céu e Diogo Teixeira, mais um dos pedreiros de Boassas, a quem presto a minha homenagem, tal como aos meus bisavós Serafim e Lúcia, de quem descendo com muita honra. Bem hajam pelo vosso blogue e pela preocupação e empenho em não deixar morrer as raízes culturais de Boassas.
Estimada Cristina É bom sabermos que há gente sensível e atenta aos problemas da aldeia. Obrigado pela participção e pelas suas gentis e generosas palavras. Volte sempre.
Ola, gostaria de saber o e-mail da srª Cristina, pelo que li nos duas somos bisnetas de Serafim e Lucia. Ou então dê o meu e-mail para ela. Meu e-mail : luciliafranca1@ig.com.br
Estimada D. Lucília Infelizmente não possuímos o contacto que nos pede. O máximo que podemos fazer é isto mesmo, deixar aqui o seu pedido. Esperemos que seja bem sucedida. Mais uma vez agradecemos a sua participação neste espaço. Volte sempre. Cumprimentos.
6 comentários:
Sou brasileira e me chamo Lucilia Gregório, e esta casa pertenceu a minha avo Leonilde do Céu e meu avô se chama Deocleciano Ribeiro da familia dos Gatos. Meus dois irmão nasceram nessa casa. Sou neta de João Gregório e Conceição do Amaral Pereira. Estamos muito honrados em saber que seu blog abre e aparece essa casa. Meu pai em 82, mandou fazer bancos novos para a igreja de Nossa Sra. da Estrela e meu irmão Jose Maria Pereira em 2006 mandou reforma a igreja e nela há um placa com seu nome. Meu e-mail é luciliafranca1@ig.com.br
Desde ja um abraço.
Lucília Gregório
Estimada Sra. D. Lucília Gregório. Ficamos deveras contentes com a suas palavras e é uma enorme alegria saber que o nosso blogue é veículo de ligação com a comunidade "boassense" espalhada pelo mundo. É, porém, uma enorme pena que estes belíssimos exemplares de arquitectura popular e tradicional não sejam mantidos e recuperados, pois eles constituem uma das maiores expressões da cultura e saber dos nossos antepassados. Infelizmente em Cinfães o défice cultural continua a ser imenso e as aldeias sofrem a atitude da ignorância dos nossos governantes. A associção por Boassas intenta modificar este estado de coisas, mas somos poucos (cada vez menos) a tentar viabilizar o futuro da nossa aldeia.
A sua família é ainda bem conhecida e falada em Boassas, pois como exímios pedreiros que eram deixaram uma obra muito bela e que ainda perdura e que esperemos que saiba ser apreciada e preservada, algumas das quais falo no meu livro "Boassas. Uma aldeia com história", num artigo inteiramente dedicado aos "Pedreiros de Boassas". Relativamente à estátua de Sta. Bárbara de que falava há tempos, é com alegria que informo que já descobri a sua localização e que dentro em breve irei publicar aqui uma sua imagem. Agradecemos a sua participação. Volte sempre. Cumprimentos.
Cerveira Pinto
Nesta casa moraram os meus tios Maria do Céu e Diogo Teixeira, mais um dos pedreiros de Boassas, a quem presto a minha homenagem, tal como aos meus bisavós Serafim e Lúcia, de quem descendo com muita honra. Bem hajam pelo vosso blogue e pela preocupação e empenho em não deixar morrer as raízes culturais de Boassas.
Estimada Cristina
É bom sabermos que há gente sensível e atenta aos problemas da aldeia. Obrigado pela participção e pelas suas gentis e generosas palavras. Volte sempre.
Ola, gostaria de saber o e-mail da srª Cristina, pelo que li nos duas somos bisnetas de Serafim e Lucia.
Ou então dê o meu e-mail para ela. Meu e-mail : luciliafranca1@ig.com.br
Desde já um grande abraço.
Lucília Gregório.
Estimada D. Lucília
Infelizmente não possuímos o contacto que nos pede. O máximo que podemos fazer é isto mesmo, deixar aqui o seu pedido. Esperemos que seja bem sucedida. Mais uma vez agradecemos a sua participação neste espaço. Volte sempre. Cumprimentos.
Enviar um comentário