quinta-feira, janeiro 26, 2006

Plano de actividades para 2006

Aqui se dá a conhecer o plano de actividades da Associação Por Boassas para o ano de 2006 aprovado em Assembleia Geral no passado dia 30 de Dezembro de 2005.

A Associação Por Boassas (APOBO), apresenta o seu segundo Plano de Actividades do triénio 2005-2007. Trata-se de dar continuidade ao anterior plano de acção e trabalho, para a realização das primeiras propostas de intervenção na aldeia, durante o próximo ano de 2006.
Desta feita, foram considerados prioritários cinco pontos, sendo que dois transitaram do plano de actividades do ano anterior por não ter sido possível cumprir a sua almejada execução. Estes continuam a ter, porém, como objectivo primordial tentar dar viabilidade à aldeia de Boassas, tendo em conta que, alguns dos problemas principais são: o envelhecimento da população; a falta de actividades que facultem emprego e ocupação da população, sobretudo dentro da camada mais jovem; a descaracterização e degradação do património construído; a falta de assistência e apoio a idosos e crianças; o baixo índice de natalidade; a degradação ambiental e paisagística; a falta de actividades lúdicas e culturais; etc.
Em primeiro lugar decidiu-se tornar como prioritária a realização e organização do “II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas”, tendo em conta o facto de já ter sido começado a organizar no ano passado, haver já apoios e de se considerar este evento como possibilidade de funcionar como um grande “motor” do desenvolvimento, projecção e divulgação da aldeia. Continua, porém, a haver necessidade de estabelecer como prioridade para o próximo ano, a realização de obras que melhorem a imagem bastante degradada urbanisticamente, da povoação, mantendo-se assim a ideia da execução do plano de desenvolvimento e a recuperação e calcetamento em “Calçada Portuguesa” da rua principal.
Neste primeiro grupo prioritário foram ainda introduzidos dois pontos de capital importância que advêm do trabalho e dos contactos efectuados durante o ano de 2005, nomeadamente a criação de uma “empresa de inserção”, com vista a criar 5 postos de trabalho e a proposta de criação de “cursos de formação” na área da horticultura e da agricultura biológica, favorecendo assim o desenvolvimento rural e social da aldeia
À semelhança do ano transacto, é considerado um segundo grupo de obras que, embora não prioritárias se enquadram dentro do âmbito de intervenção da associação e estão previstas nos próprios estatutos, nomeadamente:
Continuação dos contactos, no sentido de procurar estabelecer a criação de um centro de dia para apoio aos idosos da região.
Continuação da procura e contactos no sentido de encontrar e recuperar um edifício tradicional dentro da aldeia para instalar a sede da Associação
Propôr a classificação da aldeia como Imóvel de Interesse Público pelo IPPAR
No âmbito do ponto anterior, iniciar o processo de inventariação e catalogação de todo o património da aldeia. Realização de exposições relativas ao “I Concurso Internacional de Fotografia da APOBO” e execução de postais ilustrados
Tendo em conta que, graças às inequívocas potencialidades de Boassas, o turismo poderá ser um dos seus grandes factores de desenvolvimento, interceder junto dos meios de promoção turística (DGT; ADL’s; etc.) para que a aldeia passe a figurar nos respectivos roteiros.
Por último, interceder junto da Câmara Municipal; Junta de Freguesia e outras entidades, para que apoiem financeiramente (e não só) a recuperação do património construído, uma vez que a aldeia apresenta um nível elevado de degradação e as pessoas não têm possibilidade de recuperar o seu património.
A APOBO considera, assim, serem estes os objectivos principais a alcançar durante o próximo ano de 2006, sendo que os pontos que não seja possível cumprir, deverão transitar para o ano seguinte, uma vez que, na generalidade se encontram previstos nas próprias normas estatutárias da associação.

Sem comentários: