quinta-feira, outubro 23, 2008

Catálogo do II Encontro recenseado na Biblioteca Municipal de Coimbra


Em pesquisa recente pelas páginas da internet, verifiquei que, após a recensão já verificada em Espanha pela Biblioteca Nacional, o catálogo do "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas" foi recenseado pela Biblioteca Municipal de Coimbra. Será o sinal de que neste país, afinal, nem todos andam "distraídos"?... Para aceder à página da ficha técnica basta "clicar" aqui, ou na imagem do próprio catálogo.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Duas perguntas

Ontem ouvi (na RTP2 - Jornal da Noite, 22.00h) uma notícia espantosa, que hoje tentei ver repercutida nos jornais e que não consigo encontrar. Dizia-se que a Segurança Social portuguesa perdeu mais de 255 milhões de euros com a queda da bolsa. Então o dinheiro do contribuinte é para jogar na bolsa? Para quem revertem os lucros? E o prejuízo, quem paga?... Realmente a notícia é tão inverosímil (justificaria a demissão imediata dos responsáveis) que provavelmente sonhei!

Já que estamos a falar na célebre crise, a segunda pergunta é: Porque é que os lucros das companhias bancárias e de seguros que estão a ir à falência são a dividir por meia dúzia e os prejuízos têm que ser a dividir por todos?

terça-feira, outubro 21, 2008

PROJECTO DAS “ROTAS DE CERÂMICA” APRESENTADO NA GALIZA

O projecto "Rotas de Cerâmica" foi apresentado numa sessão pública no passado sábado, dia 18 de Outubro, em La Coruña, aos ceramistas galegos que querem também criar naquela região espanhola os “Roteiros da Cerâmica em Galicia”.
A apresentação foi feita pela técnica do CENCAL, Dra. Vera Fortes, tendo o projecto português despertado enorme interesse.
Recorda-se que Boassas integra este projecto desde há alguns anos a esta parte (sem que contudo colha qualquer entusiasmo relevante a nível local...diga-se...)

quarta-feira, outubro 15, 2008

Nos 60 anos da criação do estado de Israel (e da não criação do estado da Palestina)


"Uma Terra Sem Gente, Para Gente Sem Terra"
É o título da exposição de Nuno Coelho com a colaboração de Adam Kershaw e está patente no ESPAÇO GESTO - Cooperativa Cultural , Rua Cândido dos Reis, 64 no Porto, até dia 31 de Outubro.
É composta por diversos posters de grande formato, com desenhos de contorno a preto-e-branco, que convidam os visitantes a preencher de cor usando os diversos lápis dispostos para o efeito. Nuno Coelho explora no seu trabalho conceitos como o vernáculo e a interactividade do público com diversos materiais impressos. Os posters mostram diversos mapas gráficos, assim como desenhos realizados a partir de fotografias recolhidas na sua viagem de um mês à Palestina em 2006 onde teve um contacto íntimo com a complexa situação da região.Com esta intervenção artística, Nuno Coelho traduz em narrativas as tensões sociais que fazem parte do quotidiano daquela região onde três continentes colidem, propondo uma nova abordagem de pensamento sobre oconflito israelo-árabe, assim como um olhar crítico mas também irónico, que poderá mostrar o absurdo da situação presente.Essa sensação de absurdo é enfatizada ao falar da actual situação social e política recorrendo a um imaginário e uma linguagem infantil. O trabalho vai ao encontro da opinião do autor que crê que apesar de haver um discurso global sobre a Palestina, poucas pessoas conseguem ver além das imagens e títulos chocantes gerados pelos media e compreender os princípios básicos do conflito.Para além disso torna-se importante questionar se poderá um acto artístico conter em si imenso significado político sem assumir um determinado ponto de vista ou sem aspirar a ser transgressor, subversivo ou activista. Tal como a negação da Filosofia é já de si um acto filosófico, talvez a tentativa de mostrar um trabalho apolítico seja também ela detentora de uma forte posição política.Nuno Coelho é Designer de Comunicação, actualmente a viver e a trabalhar na cidade do Porto. "Uma Terra Sem Gente, Para Gente Sem Terra" é a sua primeira exposição individual com trabalho criado propositadamente para o efeito.http://www.nunocoelho.net/index.php?opcao=3&ling=1&id=35

quinta-feira, outubro 02, 2008

Catálogo "Culla 2007" fala de Boassas


O catálogo do "I Encuentro Internacional de Arte - Culla 2007", refere os "encontros" de Boassas, que inclusive inspiraram a realização deste evento. Isto em Espanha, do outro lado da península, numa pequena vila da província de Valência e graças à perseverança do organizador, Mariano Poyatos. Em Boassas, já o dissémos, duvidamos que o evento se volte a repetir. Fica a memória e a sensação de que, pelo menos, esta repercussão é o indício de que valeu a pena.