quarta-feira, setembro 27, 2006

"Casa da Geada" promove "Feira Tradicional"


Irá decorrer no próximo dia 30 de Setembro (Sábado) pelas 17.00 h., na Casa da Geada (Turismo Rural), na vizinha freguesia de Ferreiros de Tendais, uma feira rural tradicional, tentando retratar a feira do século XIX. A feira irá ter um animador - Hugo Vieira e a colaboração do Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias, terminando com um baile dançante. Na 5ª feira dia 28 irá ser anunciada, no programa televisivo "Praça da Alegria", havendo uma pequena mostra do que irá ser a "feira".

terça-feira, setembro 26, 2006

O filme da semana


Não será, seguramente, um candidato aos "Óscares" da Academia, mas será indubitávelmente um dos mais importantes filmes a ver dos últimos tempos. "Uma Verdade Inconveniente" é um documentário construído na primeira pessoa, narrado pelo senador Al Gore, num registo documental bastante acessível e sempre suportado por dados concretos e científicos.
Não é um filme "espectacular", nem irá ficar na história do cinema pelos seus créditos artísticos, mas ser-lhe-à reservado um lugar de destaque como um dos "projectos" globais mais importantes deste início de século, pela acuidade e "coragem" do seu autor... Obrigado Al Gore. Este é um filme que deveria ser "obrigatório" nas escolas... e não só.
Destaques também no "A Sombra" e "Quinta do Sargaçal"... (Xucrán)!
(Para aceder ao endereço oficial do filme basta "clicar" na imagem)

sexta-feira, setembro 22, 2006

Arcadio Blasco fala de Boassas...



Um pouco tardiamente (o texto é já de 2004) descobrimos, casualmente, este curioso texto sobre o genial pintor/escultor/ceramista Arcádio Blasco, onde fala das suas viagens e da passagem por Boassas, assim: "(...) este artista viajero acaba de regresar a su partida de Bonalba después de una estancia de varias semanas en un lugar, paradisíaco asegura el, de Portugal: la comarca del Miradouro, un vergel con microclima incluído donde fresas, cerezas y frutos mil se ofrecen al viajero por doquier. Ha sido invitado por un grupo de gente interesado en promocionar el lugar a través del arte de altura. Diecisiete días pasados junto a jóvenes ceramistas de vários países en los que aprovecharon para trabajar juntos, dialogar en compañía y elaborar un proyecto común que expusieron en la única tienda-bodega-bar-mesón-restaurante del lugar de Boassas. Mil habitantes dispersos por todo aquél fértil valle. (...)"
Querido Arcádio, que bonitas palavras para as gentes de Boassas. Muito obrigado!...
(Para ler o texto na íntegra basta clicar na imagem)

Festa em honra de Nossa Senhora da Estrela padroeira da aldeia de Boassas (Oliv. do Douro)

«Esta festa ainda hoje se rege por antigas tradições, sendo que para a angariação de fundos se fazem leilões periódicos, peditórios pelas aldeias do concelho e até um cortejo. O cortejo é efectuado pela população de Boassas e consiste num grupo de adultos e noutro infantil; é uma forma de unir a população e de esta se divertir.
Quem mais faz pela festa são os mordomos, que desde Janeiro até Agosto se desdobram para que nos dois dias de festa tudo corra pelo melhor.
Existe um sem fim de pessoas que ajudam, como seja (sic) as pessoas que levam os andores, quem oferecem (sic) os andores e todos os que participam no cortejo. Directa ou indirectamente quase toda a população de Boassas e crentes de Nossa Senhora da Estrela, ajudam (sic).
Novamente este ano aconteceu uma exposição, efectuada pela Orlanda Constante e pelo Vítor Cardoso.
Uma ajuda essencial veio das pessoas que efectuaram limpezas, como Dolores do Amaral, Manuela, Fernanda (Pele), Lurdes (órfã), Maria do Carmo de Jesus e Sónia Constante.
O auxílio prestado pelo Telmo Osório foi, como sempre, fundamental.
Esta festa é o orgulho desta pequena aldeia repleta de tradições, como é o caso da procissão, de Porto Antigo a Boassas, a missa e o sermão cantado, as duas bandas que, de tarde fazem a delícia de toda a população e não esquecendo toda a euforia que se propaga no final, no descer das Bandas, com os dizeres, com os saltos e claro, com o erguer das canas.
A nossa festa é linda.
- Fernando Campelo; José Narciso; José Manuel Pelos; Maria Manuela; Maria Dolores; Rui Daniel; Manuel João Terezinho; Daniel Valdemar.
CD de Paula Carneiro (ofereceu a Fernando Campelo) - SC»

In Jornal Miradouro de 22 de Setembro de 2006

quarta-feira, setembro 20, 2006

Congresso Turismo Cultural, Territórios & Identidades

29/30 de Novembro . Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL)

«No âmbito do Projecto de Investigação Identidade(s) e Diversidade(s), desenvolvido por uma equipa de investigadores da ESE - IPLeiria e outros investigadores exteriores (www.identidades.esel.ipleiria.pt), em conjunto com o Curso de Turismo da mesma escola, pretende-se levar a cabo, pela primeira vez, um encontro onde seja possível debater as marcas que o Turismo Cultural, nas suas diferentes facetas, origina nos quadros identitários que formam e conformam os territórios.

Nesta óptica, Cultura e Património - recursos turísticos a serem estudados - surgem, em simultâneo, como factores de atracção de turistas e como referências de identidade e de identificação dos territórios e dos que nestes habitam.

De facto, o património, pelas suas características arquitectónicas e artísticas, pelas qualidades paisagísticas que apresente ou pela dimensão histórica e simbólica de que se revista, surge como um importante activo no quadro dos recursos turísticos de uma região ou de um país.

Daqui transparece que a inserção do património na actividade e na experiência turísticas tem vindo a evoluir no sentido de passar de uma situação em que os visitantes apenas se limitavam a ver, mais ou menos rapidamente, um monumento inserido nos itinerários habituais (turismo de massas), para uma maior exigência no sentido da compreensão dos lugares visitados (turismo cultural) e de preservação do património artístico e arquitectónico.

Neste âmbito, pretende-se explorar também a questão do crescente reconhecimento da organização de eventos como contributo para dinamização dos locais onde se realizam, colocando-se, contudo, algumas dúvidas. Desde logo, se a massificação ou a turistificação de certos eventos não poderão desvirtuar os elementos histórico-culturais que estiveram na base da sua concepção.»

[In: http://www.identidades.esel.ipleiria.pt]
Para mais informação "clicar" na imagem do topo

terça-feira, setembro 19, 2006

O filme da semana


Chama-se "A Caminho de Guantánamo" e ainda pode ser visto em algumas salas de cinema do "Grande Porto". Embora quase sem divulgação, foi o filme que venceu o prémio de melhor realização na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Berlim... O "poster" que se apresenta é a versão não censurada do cartaz de apresentação... (Gostávamos de saber qual o motivo da "censura"... Não nos parece nenhum "cartoon"...)
«Parte ficção, parte documentário, "A Caminho de Guantanamo" é um olhar que nos leva ao interior da mais polémica prisão americana. O filme relata a história de três muçulmanos britânicos que estiveram detidos durante dois anos, em Guanánamo, Cuba, sem qualquer acusação. Conhecidos como "Os Três de Tipton", numa referência à sua cidade natal no Reino Unido, os três homens tinham deixado o Reino Unido para assistir a um casamento no Paquistão e acabaram capturados e detidos. Foram libertados ao fim de dois anos sem qualquer acusação.
Numa altura em que voltam a estar na mesa as suspeitas de violações dos direitos humanos nas prisões americanas e em que o Presidente George W. Bush admite estar a "estudar todas as possibilidades" para Guantanamo, antevendo a hipótese do seu encerramento, o filme de Michael Winterbottom ("9 Canções", "24 Hour Party People") lança novas achas para o debate.
"A Caminho de Guantanamo" ganhou o Urso de Prata para Melhor Realizador no Festival de Berlim, em 2006
In PUBLICO.PT
Para aceder ao endereço oficial do filme e ver mais pormenores basta "clicar" na imagem.

segunda-feira, setembro 18, 2006

II ECOWOOD 2006


O CEMAS - Centro de Modelação e Análise de Sistemas Ambientais, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa - vai realizar a 2.ª edição da conferência "EcoWood", entre os próximo dias 20 e 22 de Setembro.
"Os principais objectivos da conferência são, por um lado, a divulgação dos últimos resultados do desenvolvimento de processos e/ou produtos derivados da floresta, ou de outras fontes de fibras naturais, mas com a especificidade de implicarem um menor impacte ambiental negativo do que os produtos/processos tradicionais, e, por outro lado, o de se constituir como um fórum onde investigadores e empresários poderão trocar experiências e discutir os sus interesses nas áreas da conferência." (...)
Para obter mais informações (clicar aqui)

quarta-feira, setembro 13, 2006

Boassas é novamente notícia em Avilés

«La exposición del XII Certamen «San Agustín» de cerámica, que hoy cierra sus puertas, tuvo desde el día 17 de agosto, en que se inauguró, un total de 1.084 visitantes.»
Assim começa o artigo de hoje dedicado à exposição do "II Encontro Internacional de Ceramistas em Boassas", que hoje encerra naquela localidade. Para ler o artigo completo, basta clicar no texto sublinhado.

Património de Boassas V

Capela de Nossa Senhora do Amparo



A Capela de Nossa Senhora do Amparo localiza-se no sítio dos "Lameirinhos" e pertence à Casa do Cubo, da qual já aqui anteriormente falámos. Terá sido fundada em meados do século XVII pelo Padre Manuel Pereira e no seu interior encontra-se uma pedra lapidar com data de 1650. Nesta capela foi sepultado o Capitão-Mor de Ferreiros de Tendais, Senhor da Casa do Cubo e Cavaleiro da Ordem de Cristo, António do Amaral Semblano. É seguramente um dos mais notáveis edifícios patrimoniais de Boassas.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Há cinco anos todos fomos americanos...


Passados cinco anos as questões sobre o que realmente sucedeu neste dia não cessam de aumentar e surpreender... Porque há cinco todos fomos americanos, todos temos o direito de nos questionar e de obter respostas (lógicas) para o que realmente aconteceu... O blogue "A Sombra" reclama esse direito e irá fazer cinco perguntas, simbólicamente uma por cada ano passado. Será publicada uma pergunta por dia durante os próximos cinco dias. A primeira foi lançada hoje e é:
"Como é possível que cada uma das Torres Gémeas e o WTC Sete tenham caído no mesmo espaço de tempo que demoraria a atingir o solo um objecto lançado do topo de cada um deles?"

Para aceder ao "A Sombra" basta clicar na imagem... Para ir directamente para o artigo que acompanha a pergunta, clicar no texto sublinhado.

Agradecemos, mais uma vez ao "A Sombra" os elementos d
isponibilizados

quinta-feira, setembro 07, 2006

"Loose Change" na RTP2...


O impressionante documentário de Dylan Avery, Jason Bermas e Korey Rowe sobre os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001 vai passar na RTP2 amanhã, às 23.30h. [Será repetido na RTP1 segunda-feira de madrugada (???!!!) às 3.00 h]. Trata-se de uma visão sobre os acontecimentos que não a "oficial" e amplamente divulgada, que põe em causa essa mesma visão e que, no mínimo, revela como tudo isto é "uma história muito mal contada"...
Ou, como diria o próprio Dylan Avery:
"Eu não provo o que aconteceu, mas provo o que não aconteceu. Para chegar à verdade, façam perguntas e exijam respostas".


(A não ver por todos aqueles a quem lhes basta a versão oficial e a "palavra" de Bush e seu séquito...)

Para visualizar a versão em inglês (via video.google) basta clicar na imagem..
Agradecemos ao RS do "A Sombra" pelos elementos disponibilizados.