sexta-feira, dezembro 26, 2008

Um comentário... vindo de Espanha

Por princípio não publicamos comentários anónimos, este que foi publicado aqui parece-nos, no entanto, extremamente pertinente, de tal forma que decidimos dar-lhe destaque. Talvez seja bom apercebermo-nos, de uma vez por todas, de que estamos a jogar fora as nossas possibilidades de desenvolvimento e de futuro... O comentário diz assim:

"Tuve el privilegio de conocer la aldea (de Boassas) en el verano del 2006 y desde el punto de vista de un modesto estranjero me parece un paraje precioso, que por ejemplo en España no hemos sabido conservar y por lo que leo en los comentarios de ustedes, van por el mismo camino y seria una pena que estando ha tiempo de evitarlo no sean capaces de solucionar un problema que algunos canallas llaman modernidad, muito obrigado a todas las personas que hicieron de nuestra estancia un inolvidable recuerdo."

quarta-feira, dezembro 24, 2008

O Natal visto por Rubens e Jorge de Sena


Natal de 1971

Natal de quê? De quem?

Daqueles que o não têm?

Dos que não são cristãos?

Ou de quem traz às costas

As cinzas de milhões?

Natal de paz agora

Nesta terra de sangue?

Natal de liberdade

Num mundo de oprimidos?

Natal de uma justiça

Roubada sempre a todos?

Natal de ser-se igual

Em ser-se concebido,

Em de um ventre nascer-se,

Em por de amor sofrer-se,

Em de morte morrer-se,

E de ser-se esquecido?

Natal de caridade,

Quando a fome ainda mata?

Natal de qual esperança

Num mundo todo bombas?

Natal de honesta fé,

Com gente que é traição,

Vil ódio, mesquinhez,

E até Natal de amor?

Natal de quê? De quem?

Daqueles que o não têm?

Ou dos que olhando ao longe

Sonham de humana vida

Um mundo que não há?

Ou dos que se torturam

E torturados são

Na crença de que os homens

Devem estender-se a mão?

Jorge de Sena, Exorcismos

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Isenção transgénica...

A ASAE nomeou para dirigir a Comissão Técnica de Avaliação de Risco dos Alimentos Transgénicos a Doutora Margarida Oliveira, uma das pessoas que em Portugal mais tem defendido o uso desses mesmos transgénicos. A isto chama-se isenção, transparência, seriedade e rigor - tudo adjectivos com que nos tem brindado esta magnífica instituição desde a sua criação... O protesto está já em curso e pode ser feito através do Boletim Informativo da QUERCUS.

O texto do protesto a enviar ao Governo diz assim:

"Venho expressar a minha indignação pela nomeação da Doutora Margarida Oliveira para presidente da Comissão Técnica Especializada da ASAE responsável pela avaliação de risco dos alimentos transgénicos. Com efeito, e tal como detalhado no comunicado de imprensa recentemente divulgado pela Plataforma Transgénicos Fora, há anos que a Doutora Margarida Oliveira se empenha pessoalmente na promoção dos transgénicos em Portugal, inclusive tomando por eles partido para além do que pode permitir o estado do conhecimento na matéria e desprezando ostensivamente o princípio de precaução inequivocamente consagrado na legislação europeia. Considero pois que não estão reunidas as condições de independência científica e credibilidade previstas no regulamento da ASAE e que a Doutora Margarida Oliveira deverá ser demitida. Também a restante composição desta Comissão deverá ser revista, já que comporta elementos com perfil semelhante e que não oferecem garantias plenas de isenção e independência. Na ausência destas medidas estará em risco a saúde de todos os consumidores portugueses no que toca à avaliação dos reais riscos dos transgénicos."

segunda-feira, dezembro 15, 2008

"A maior parte dos municípios continua a deixar construir sem planos"

"GEOTA: A maior parte dos municípios continua a deixar construir sem planos."
Dez anos depois da entrada em vigor da Lei de Bases de Ordenamento do Território e Urbanismo, a situação continua “confrangedora”, construindo-se sem planos na maioria dos municípios, criticou hoje o grupo ambientalista GEOTA.(...)"
Notícia a ler na íntegra no "Público"

Já várias vezes temos repetido e afirmado que um dos maiores problemas ambientais é, seguramente, a falta de Planeamento e Ordenamento do Território que assola o território português. Falta dizer que, neste aspecto, o concelho de Cinfães é disto, todo ele, um dos mais tristes e confrangedores exemplos...

sábado, dezembro 06, 2008

Exposição Fotográfica de Lourenço Pereira




O grande fotógrafo cinfanense Lourenço Pereira inaugura uma exposição no Museu Serpa Pinto, no próximo dia 12, pelas 17.30h. A exposição intitula-se "Do Douro ao Montemuro pelo Bestança" e será, devido aos créditos artísticos e sensibilidade do autor, seguramente, a não perder!...

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Os animais salvam o planeta!

Uma série de episódios de animação que ajuda crianças e adultos a fazer pequenas coisas para ajudar a preservar o meio ambiente... Muito bem feito e com muito humor.