sexta-feira, abril 29, 2005

Associação Terramada abre portas...

A Associação Terramada [associação de Permacultura como apoio à recuperação de solos desertificados] vai abrir as suas portas, para um dia de confraternização. É já no próximo dia 1 de Maio.

quinta-feira, abril 28, 2005

AHH! Agora sim...

Embora ainda com algumas deficiências e certa dificuldade conseguimos, finalmente, colocar fotografias decentes neste "blog"... Já não era sem tempo. Continuamos à espera da vossa participação. Façam comentários e sugestões. Nem que seja para dizer mal...

sexta-feira, abril 22, 2005

Cipreste da Casa do Outeiro...


O património de Boassas não é apenas construído. Há um magnífico conjunto de riquezas naturais que merece ser valorizado e preservado. Desde o rio Bestança, à floresta da Quinta do Paço da Serrana, às tradições ainda em uso e às próprias árvores, algumas delas notáveis como este multissecular cipreste da "Casa do Outeiro".

[Photo . Manuel da Cerveira Pinto (all wrights reserved)]

terça-feira, abril 19, 2005

I Assembleia Geral da APOBO

Informam-se todos os associados da Associação Por Boassas, que irá ter lugar, no próximo dia 1 de Maio, na Escola primária de Boassas, pela 15.30 horas, a 1.ª Assembleia Geral Ordinária da APOBO. Os associados, cuja situação se encontrar devidamente regularizada irão, contudo, ser convocados formalmente para o efeito. A assembleia será constituída para debater a seguinte ordem de trabalhos:
1. Aprovação do plano de actividades para o ano 2005.
2. Aprovação do orçamento para o corrente ano.
3. Esclarecimentos eventuais sobre as actividades desta associação e seus propósitos.
Contamos com a vossa participação. Obrigado.

domingo, abril 17, 2005

Novas de Boassas no "Público"

O jornal "Público" trouxe, na sua edição de Sábado, dia 16 de Abril, no suplemento "Fugas" um destaque de quatro páginas, sobre o projecto "Rotas de Cerâmica", do qual a associação de Boassas (APOBO) faz já parte integrante e no qual se incluía o artigo, assinado por Carlos Cipriano que, com a devida vénia, passamos a transcrever:
«Em Boassas, junto ao rio Douro, as placas toponímicas da aldeia são feitas em cerâmica. Uma recordação do I Encontro Internacional de Ceramistas, no qual estiveram presentes artistas de Portugal, Espanha e Japão.
A APOBO é a mais recente adesão às Rotas da Cerâmica. Trata-se de uma associação de desenvolvimento local que tem como objecto a realização de actividades que visem o desenvolvimento e a preservação da aldeia. Foi criada em Maio de 2004 em colaboração com a ceramista portuense Sofia Beça, que ali também tem o seu atelier. A Associação encontra-se já a organizar o II Encontro Internacional de Ceramistas, que terá lugar em Abril de 2006.
Na aldeia pode-se visitar uma galeria de arte e um atelier de demonstração que está aberto a todos os turistas e ceramistas que ali queiram trabalhar. O objectivo mais dilatado será o de criar na região o gosto pela cerâmica e atrair jovens para esta actividade. Para breve está a participação no projecto "Villages of Tradition" que inclui um encontro de ceramistas na aldeia holandesa de Dwingeloo, cujo coordenador já mostrou interesse em que Boassas e os encontros de cerâmica passem a ser um "marca" das VOT "Villages of Tradition".
Fazemos, no entanto, um parêntesis para corrigir algumas "inverdades", inclusas neste artigo, nomeadamente. 1. A ceramista Sofia Beça organizou o I Encontro de Ceramistas mas não participou no nascimento da APOBO. 2. O atelier e "galeria de arte" mencionados não se encontram abertos ao público, sendo necessária uma marcação prévia para efectuar a visita. 3. O coordenador das Villages of Tradition na Holanda, Sr. Frits Schuitemaker, e que recentemente visitou Boassas, referiu, de facto, a possibilidade de os "Encontros de Ceramistas" serem uma marca das VOT, mas para isso Boassas terá ainda que integrar, primeiramente, as "Aldeias de Tradição" de Portugal, o que parece, contudo, estar em vias de suceder...

sexta-feira, abril 15, 2005

Património de Boassas I


Abrimos aqui uma rubrica para falar de algum do mais notável património de Boassas. Começamos pela arquitectura e pela "incontornável" Casa do Cubo, o ex-libris da aldeia. Edifício muito antigo, integra, aparentemente, elementos românicos, barrocos e pós-barrocos. Destes, os que merecem maior destaque são: a imponente fachada norte, com a sua magnífica varanda assente sobre uma sucessão de arcos abatidos. Ao cimo da escada do lado poente destaca-se uma fantástica figura antropomórfica, esculpida na pedra, de carácter românico. De notar também a escadaria barroca, do lado poente, com o corrimão a terminar numa voluta que integra uma cruz de Cristo. O tanque, também de carácter barroco, com a monumental fonte cuja água brota da boca de um leão. No interior sobressai a cozinha tradicional (em funcionamento), com lareira e forno e a sala de estar com um tecto de masseira, octogonal. Nas proximidades, no local chamado "Lameirinhos" fica a capela da casa, também muito antiga, datada de 1650, denominada Capela de Nossa Senhora do Amparo. É também de salientar a riqueza paisagística do lugar...

[Para mais informação sobre a Casa do Cubo, consultar a revista "Terras de Serpa Pinto, n.º 6", de 6/1/1997 da Câmara Municipal de Cinfães; o Jornal Miradouro no.s 1201, 1205, 1210 e 1303; de 7/5/1999, 4/6/1999, 9/7/1999 e 18/5/2001, respectivamente; assim como o livro "Boassas - Uma Aldeia com História", de Manuel da Cerveira Pinto. Fotografia . Manuel da Cerveira Pinto (all rights reserved)]

Novas da Holanda - "News from the Netherlands"

O Sr. Frits Schuitemaker, coordenador na Holanda do projecto "Villages of Tradition" e que esteve recentementemente de visita a Boassas, mandou-nos uma mensagem com o seguinte teor:
"I want to tell the people of Boassas that they live in a beautifull village which, very much has deserved the title 'village of tradition'. The quality is still very good and great, but... they have to take care, because many valuable things will disappear if you don't pay attention. I understand it that some things have no value at the moment, but realise that they will have value in the future, and they also have value for people from other countries, from other cultures. So be proud on what you have and keep it in good condition; this will attract people/tourist and they do spend money in the hotels, restaurants, shops, etc. so this will give new impulses to the liveability.
I hope to visit Boassas again within a short time.
Frits Schuitemaker"


Vamos tentar traduzir da melhor forma possível, pedindo desde já desculpa por algum erro. O nosso inglês não é "brilhante".
"Gostaria de dizer às pessoas de Boassas que vivem numa aldeia muito bonita, que em muitos aspectos merece o epíteto de "Village of Tradition". A qualidade é ainda muita e grande, mas... vocês têm que tomar cuidado, pois muitas coisas valiosas irão desaparecer se não tomarem atenção. Eu percebo que achem que muitas coisas não têm valor neste momento, mas acreditem que, no futuro, elas terão muito valor, e tê-lo-ão também para as pessoas de outros países e de outras culturas. Portanto tenham orgulho naquilo que têm e mantenham-no em boas condições. Isto atrairá pessoas/turistas, os quais irão gastar dinheiro na região, em hotéis, restaurantes, lojas, etc. Então, isto irá trazer novos impulsos para a "viabilidade" da aldeia.
Espero visitar Boassas novamente dentro em breve.
Frits Schuitemaker"
Só podemos dizer: Obrigado Mr. Frits Schuitemaker, esperamos novamente a sua visita. Boassas terá sempre enorme gosto em recebê-lo.

quarta-feira, abril 13, 2005

Permacultura

A Associação Terramada vai realizar um "Curso de Planificação em Permacultura", no Porto, de 16 a 24 de Julho. Para mais informações, consultar o site das "Ecoaldeias". Permacultura é um sistema de planificação positivo e globalmente reconhecido baseado na ética de Cuidar da Terra, das Pessoas e dos Limites ao Consumo.

terça-feira, abril 12, 2005

Turistas em Boassas

Pelos vistos, durante a passada semana andaram a visitar Boassas turistas algarvios, que se encontravam hospedados na Estalagem Porto Antigo. Perguntaram pela Casa do Cubo e por "postais ilustrados". Seria bom que se começasse a pensar que irá ser necessário haver quem possa estar disponível para mostrar a aldeia e dar indicações aos nossos visitantes... Quanto aos postais, é uma ideia que integra os próprios estatutos desta associação. Iremos tentar fazer um concurso fotográfico em que as melhores fotos serão, então, escolhidas para fazer uma colecção de postais...

sexta-feira, abril 08, 2005

Arquitectura tradicional em perigo

Assim era a antiga loja e "Casa do Casaca". O mais recente alvo da "incúria" do poder político local. Algumas mentes "letradas" chamaram-lhe "tugúrio malcheiroso". Não tanto, decerto, como o lixo que se faz transportar dentro de determinadas cabeças... Resta-nos a memória da documentação fotográfica. Ainda assim, uma outra forma de preservar o património...

[Photo . Manuel da Cerveira Pinto (all wrights reserved)]

Novidades

Boassas vai ser divulgada como uma das "Aldeias de Portugal" na próxima Feira Internacional de Turismo de Sevilha, em Espanha. É já no próximo mês de Maio. Esperemos que seja a confirmação de que a nossa candidatura foi aceite... Oxalá!...

Um exemplo...

Quando, no fim-de-semana passado, com o Sr. Frits Schuitemaker, visitamos a aldeia, não pudémos deixar de notar o mau estado geral em que se encontram os caminhos de Boassas. A surpresa veio quando, ao passarmos pelo caminho que medeia entre o quintal da Casa do Cerrado e a Casa do Cubo, notamos que o caminho que leva à Fonte-da-Pedra havia sido limpo. O contraste é de tal forma acentuado, que convida imediatamente a percorrê-lo. E vale bem a pena. A vista que se tem sobre Boassas e sobre a Casa do Cubo é muito interessante. Um exemplo notável de como há ainda quem se preocupe com estas antigas veredas que proporcionam belos passeios a pé e que o poder local teima em não ver... (Obrigado Nascimento. Bem hajas...)

segunda-feira, abril 04, 2005

"Villages of Tradition"

Boassas recebeu este fim-de-semana [dias 1, 2 e 3] o Sr. Frits Schuitemaker, representante e coordenador na Holanda das "Villages of Tradition". O correspondente às nossas "Aldeias de Portugal" e ao qual Boassas é neste momento candidata. Na sexta-feira, depois de uma curta passagem pelo Porto e de um frugal jantar no "Abadia", chegamos a Boassas já bastante tarde. No Sábado o tempo, felizmente, melhorou um pouco e permitiu-nos uma grande caminhada de manhã, até à "Quinta do Paço" e à Granja, passando pelo Lodeiro.
Almoçamos na "Casa do Cerrado" um magnífico repasto que a Sofia preparou, regado com bom vinho da "Casa do Cubo", que a Paula e o Nascimento tiveram a amabilidade de oferecer. A sobremesa, filhós confeccionadas em Boassas pela Sra. do Céu, foi companhada por um magnífico vinho do Porto biológico "Casal dos Jordões". Fomos tomar o café ao Sr. Fernando Gregório e seguidamente passeamos por Boassas. Descemos a "Arribada", vimos as placas toponímicas, que Frits muito apreciou. Visitamos a "Casa do Fundo-da-Rua" e fomos ao "Fornelo de Baixo" ver as vistas. É lamentável a má condição em que se encontram os caminhos (quando não estão sujos e arruinados, foram bárbaramente "assacimentados", uma nota fortemente negativa notada pelo nosso visitante) e a quantidade de casas em ruínas. O percurso terminou na incontornável "Casa do Cubo", com a prova de um exótico licor.
O jantar, que diga-se de passagem estava excelente, foi na "Quinta da Ventozela", local que pelas suas inusitadas qualidades, impressionou o nosso visitante. Juntaram-se a nós o Fernando Calhandro; a Olga e a Mariana. Passava da meia-noite quando voltamos a Boassas. Foi o que se pode chamar "um grande dia"...
O Domingo decidiu obrigar-nos a ficar a manhã em casa, na amena cavaqueira, o que se por um lado foi mau, pois não nos permitiu fazer a programada visita à "Casa do Lódão" e ao rio Bestança, por outro lado facultou-nos a possibilidade de ficar a conhecer melhor o Sr. Frits Schuitemaker. Ao fim da tarde fomos levá-lo ao Porto. Disse-nos ir impressionado com Boassas, com a região, com a "Quinta do Paço", com o acolhimento... Esperemos que volte dentro em breve.
"Thank You Mr. Frits Schuitemaker, you're always welcome."

sexta-feira, abril 01, 2005

Aspecto da página

Gostaríamos de saber a opinião dos nossos visitantes sobre o aspecto desta página. Este irá ser alterado no início de cada semana, até termos uma ideia das vossas preferências. A página branca com o título em azul alternará com uma outra cujo título aparece em branco sobre fundo laranja. Assim, para deixar a sua opinião basta "clicar" abaixo desta mensagem, onde diz "comments" e escrever o respectivo comentário, o qual irá ser publicado e ficará disponível para outros leitores/visitantes... Obrigado pela vossa participação.

Fotografias

Pedimos desculpa aos nossos associados, eventuais leitores e visitantes. Aparentemente as fotografias colocadas neste "blog" não estão a ser visualizadas, facto que muito nos constrange e pelo qual pedimos desculpa. Iremos tentar resolver o problema o mais rapidamente possível. Muito obrigado pela vossa compreensão.